O Castelo de Terena e o centro histórico daquela localidade, no concelho de Alandroal, vão ser alvo de uma importante e significativa requalificação.
João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, pretende replicar o bom exemplo da recuperação patrimonial efetuada na Fortaleza de Juromenha.
Revitalizando o património existente no concelho de Alandroal, o autarca acredita que estará a semear um futuro mais promissor, nomeadamente nas áreas do turismo, restauração, hotelaria e, por conseguinte, para toda a economia da região.Â


“Vamos intervir no Castelo dando-lhe condições de segurança e condições ótimas para acolher eventos; iremos construir um museu de raiz dedicado ao Deus Endovélico e à cultura do concelho e também reabilitar uma parte do núcleo histórico, que corresponde à antiga Misericórdia e aos antigos Paços do concelho. Desta forma, estas três etapas serão âncoras para a projeção da vila de Terena para aumentar a sua atratividade e trazer mais pessoas e investimento privado”, referiu João Grilo em entrevista à Perspetiva.
Só a recuperação do Castelo de Terena ascende a um milhão de euros, sendo que com o investimento no Museu e Núcleo Histórico somam um total de 6 a 7 milhões e euros.
“Prevê-se que custe mais de um milhão de euros a intervenção no castelo e que possa estar no terreno durante o próximo ano (2025). Neste momento estamos a iniciar o trabalho com os projetos, os avisos irão abrir, eventualmente, até ao final do ano ou no primeiro trimestre do próximo ano e nós estaremos prontos para candidatar nessa altura e entre concursos e conclusão dos processos administrativos, provavelmente em meados de 2025, podemos estar em obra neste espaço”, assegurou o autarca.











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.