ActualRegional
16 Setembro, 2020

“Azulejo de Estremoz” em Conferência no Museu Berardo

A primeira conferência do ciclo de conferências “Conhecer o Azulejo” tem lugar este próximo sábado, dia 19 de setembro, no Museu Berardo, em Estremoz.

A conferência tem início agendado para as 16 horas e tem como orador o historiador Professor José Meco, atualmente o maior especialista de azulejaria portuguesa.

“Azulejo de Estremoz”

O tema será “Azulejo de Estremoz” e será uma breve panorâmica sobre a preciosa azulejaria existente em Estremoz, a qual é indubitavelmente uma das cidades portuguesas mais ricas desta arte. Numerosas igreja e conventos (Congregados – Câmara Municipal, São Francisco, Santo Agostinho, Maltesas), a antiga Misericórdia, Capelas (Nossa Senhora da Conceição, Rainha Santa, Mártires, Santo Cristo), Passos, palácios (Tocha, Quinta D. Maria), apresentam excelentes azulejos de alguns dos maiores mestres, como Manuel dos Santos, António e Policarpo de Oliveira Bernardes, Teotónio dos Santos, Nicolau de Freitas, Valentim de Almeida, Francisco de Paula e Oliveira, bem como excelentes exemplos de azulejos de fachada do século XIX e conjuntos modernistas e historicistas da primeira metade do século XX, cuja divulgação deve ser incentivada em complemento do novo Museu Berardo.

Conferência com lugares limitados

Em virtude das limitações impostas pelas medidas de combate à pandemia Covid-19, a lotação da sala onde vai decorrer a conferência “Azulejo de Estremoz” será de apenas 30 lugares, pelo que para se assistir à mesma terá de ser efetuada uma marcação prévia, via telefone, para o 268 080 281, ou por e-mail, para museu.berardo@cm-estremoz.pt, e aguardar a confirmação de disponibilidade de lugar. 

O ciclo de conferências “Conhecer o Azulejo” é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz e da Associação de Coleções.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.