Teve lugar este sábado, 31 de janeiro, no Convento de Nossa Senhora da Luz, a apresentação oficial da terceira edição do Festival de Arronches, que vai decorrer entre 7 e 9 de agosto, em vários espaços emblemáticos do concelho, nomeadamente a Praça de Touros de Arronches, o Jardim do Fosso, o Convento de Nossa Senhora da Luz, bem como nas freguesias de Esperança e Mosteiros.
Organizado pela Associação Portuguesa de Artes e Cultura, o Festival de Arronches tem vindo a afirmar-se como um evento cultural de referência, dedicado à arte portuguesa emergente, abrangendo áreas como a música, as artes visuais, a literatura e a dinamização da comunidade alentejana.
Em representação da associação organizadora, Ana Januário destacou a missão do festival, sublinhando que este “só faz sentido com as pessoas”, sendo pensado para o território, para quem cá vive e para quem visita, defendendo que a cultura deve acontecer em todo o país e não apenas nos grandes centros urbanos. “O Festival de Arronches é feito para quem cá vive e para quem quer vir, mas queremos que os arronchenses sejam os primeiros a aproveitar”, afirmou.
O evento contará com concertos de artistas portugueses emergentes, oficinas criativas para todas as idades, literatura lusófona, livros em segunda mão, arte contemporânea portuguesa, bem como um espaço com restaurante, café, loja e comércio local, promovendo parcerias e colaborações com agentes do concelho. A organização deixa ainda um apelo a comerciantes e entidades para que se tornem parceiros oficiais do festival, contribuindo para atrair visitantes e dinamizar a vila.
Na sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, recordou o percurso do festival desde a sua criação.


“O festival começou há três anos de uma forma tímida, mas hoje é uma realidade firme, com uma dinâmica muito interessante e a cumprir o seu principal objetivo: dinamizar a cultura e dar oportunidades às bandas que vão surgindo.”
O autarca manifestou ainda o desejo de que o Festival de Arronches continue a crescer, tornando-se um contributo relevante para a dinamização da economia local, a promoção do território e a oferta cultural do concelho.
Por sua vez, a Vereadora da Câmara Municipal de Arronches, Maria João, sublinhou a simbologia da escolha do Convento de Nossa Senhora da Luz para a apresentação do certame, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela Associação Portuguesa de Artes e Cultura na promoção de artistas emergentes. A vereadora destacou ainda o papel de Ana Januário e Daniel Jandra, enquanto rostos da associação, considerando esta uma iniciativa “muito válida para o concelho” e reafirmando o compromisso da autarquia no apoio ao desenvolvimento das atividades do festival.
Já Daniel Jandra evidenciou o crescimento expressivo do evento ao longo das edições, revelando números que refletem a crescente notoriedade do festival. Na primeira edição foram recebidas cerca de 90 candidaturas, na segunda 300, e na atual edição de 2026 já foram registadas 640 candidaturas, envolvendo, no total, cerca de 2.300 artistas que, de uma forma ou de outra, já passaram pelo universo do Festival de Arronches.
Este ano, o festival contará com 15 projetos selecionados, mais concertos, mais workshops e oficinas criativas, maior alcance e uma aposta reforçada na sustentabilidade. Alguns dos artistas convidados já passaram por palcos de referência nacional, como Paredes de Coura, e outros festivais de verão. O palco principal dos concertos será novamente a Praça de Touros, que se transformará, entre 7 e 9 de agosto, num verdadeiro palco da cultura portuguesa.
Os bilhetes estão à venda a partir deste sábado, 31 de janeiro, sendo que o passe geral de três dias, com o custo normal de 18 euros, terá um valor simbólico de 5 euros para residentes no concelho de Arronches, mediante a utilização do código ARRONCHES2026, disponível para compras online ou no Posto de Turismo de Arronches.
A programação completa, artistas convidados e restantes novidades serão revelados a meados de fevereiro. As informações e a compra de bilhetes podem ser obtidas no Posto de Turismo de Arronches, através do e-mail geral@festivaldearronches.pt, do contacto 936 828 231, no website www.festivaldearronches.pt, e nas redes sociais Facebook e Instagram, em @festivaldearronches.











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.