O atleta português Paulo Guerra é especialista em corta-mato e presidiu à inauguração do Centro Municipal de Marcha e Corrida do Concelho de Alandroal, ao final da tarde desta segunda-feira, 9 de fevereiro.
Este Centro nasceu de uma parceria entre a Câmara Municipal de Alandroal, a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação Alandroal United e terá a partir da próxima semana um gabinete de atendimento no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias, em Alandroal.
“Queremos ser um concelho, no qual as pessoas sintam que vale a pena saÃrem de casa”
João Grilo
João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, sublinhou que o municÃpio que representa “é o primeiro da região a aderir a este projeto, que tem como objetivo fomentar a prática desportiva, agregando as várias pessoas que hoje em dia praticam caminhadas e/ou corridas, mas de forma individual”.
O autarca explicou que agora com a abertura deste Centro, “os praticantes de caminhadas e corridas poderão efetuar estas práticas com companhia e em companhia (…) pretendemos fazer chegar à população de várias idades (desde jovens a idosos) a prática regular e com supervisão de atividade fÃsica”.
“Queremos ser um concelho, no qual as pessoas sintam que vale a pena saÃrem de casa”, apelou.
A partir da próxima semana, os interessados já se podem começar a inscrever.
Haverá possibilidade de realizar treinos de grupo diários para as diferentes idades e treinos individualizados para aqueles que pretendem ter outro rendimento nas suas prestações.
O atleta Paulo Guerra, na qualidade de coordenador do Programa Nacional de Marcha e Corrida dirigiu-se aos presentes, afirmando que este é o primeiro centro que inaugura, nesta qualidade.
“Um orgulho, uma vez que também sou alentejano”, afirmou o atleta natural de Barrancos.
Paulo Guerra lembrou que o programa é direcionado a todos, sem exceção: “ninguém faz figuras aqui. É acessÃvel a todos. O importante é sair de casa, sermos mais saudáveis. Os Centros só têm sucesso se a comunidade se unir”.
O programa é gratuito, sendo apenas necessário o pagamento de 12 euros/ano, para efeitos de seguro. A partir dos nove anos de idade já é possÃvel integrar esta iniciativa que pretende agregar os vários praticantes de caminhadas e corrida que existem no concelho, num grupo.
De acordo com Bruno Pires, da Câmara Municipal de Alandroal, “haverá treinos diários, caminhadas, reforço muscular para prevenir lesões e trabalho no sentido de progressão nos exercÃcios praticados. Diferentes treinos para diversificar a oferta, com vários eventos ao longo do ano.
O Centro irá funcionar às terças, quartas e quintas, das 17 às 20 horas e nas sextas-feiras, das nove às 11 horas, com a Caminhada Sénior para maiores de 65 anos.
O Centro irá trabalhar com quatro percursos já definidos, com diferentes graus de dificuldade:
Percurso 1 – em asfalto, com distância de 5.330 m, grau de dificuldade é fácil;
Percurso 2 – em asfalto e terra batida, com distância de 4.750 m, grau de dificuldade é fácil;
Percurso 3 – em asfalto, com distância de 7.170m, grau de dificuldade é fácil;
Percurso 4 – asfalto e terra batida, com distância de 10.700m, grau de dificuldade é fácil.
O principal objetivo do Centro de Marcha e Corrida no Alandroal é oferecer à nossa população mais uma ferramenta que contribua para o bem-estar fÃsico e psÃquico de cada um, aproveitando uma vertente desportiva que tem cada vez mais adeptos, a caminhada e a corrida.
Para celebrar a adesão do municÃpio de Alandroal a este programa nacional haverá uma caminhada no próximo dia 14 de dezembro à s 10 da manhã por ocasião da feira de Natal, com concentração junto ao Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias haverá oferta de um gorro de Pai Natal a todos os participantes.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.