O município de Alandroal recebeu a primeira oferta de palha no estaleiro municipal, após o apelo lançado para a ajuda de alimentação para os animais afetados pelo grande incêndio que consumiu uma vasta área daquele concelho, na ordem dos 4%.
Assim, João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, fez saber que: “Chegou a primeira oferta de palha ao estaleiro municipal. Vai começar a ser distribuída pelos agricultores que manifestaram necessidade junto da autarquia.
Outras ofertas de dentro e fora do distrito estão a caminho”, assegurou o autarca.
João Grilo fez questão de explicar que “importa esclarecer que esta iniciativa do município é uma ação solidária para ajudar na reposta de emergência. Não pretende substituir os apoios oficiais.
Esses poderão ser solicitados pelos agricultores no devido tempo através de candidaturas às linhas que serão criadas pelas entidades competentes para cada um dos dois grandes incêndios que o concelho já sofreu este ano (Montejuntos e Santiago Maior/Terena/Alandroal). No caso do primeiro, já foi concluído o levantamento com a colaboração do Serviço Municipal de Proteção Civil. No caso do segundo está a ser feito agora.
Não compete ao município substituir-se aos mecanismos de apoio do estado central. O incêndio da passada semana foi devastador e afetou muitas pessoas. Só o trabalho coordenado de centenas de pessoas evitou que fosse pior. A área total consumida pelo incêndio foi contabilizada em 1376 hectares. 2,54% da área total do concelho.
No incêndio de Montejuntos foram 643 hectares. 1,18 % da área total do concelho.
No conjunto, estes dois incêndios afetaram cerca de 4% da área do concelho. Pesado. Destrutivo. Preocupante. Mas longe da “metade do concelho” que se calhar parecia interessar a alguns.
Por isso, deixem-se de tentativas ocas de aproveitamento político de uma situação que nos transcende a todos e ajudem, de forma discreta e desinteressada, como sei que alguns estão a fazer! Isso sim, é bonito de ver”, refere o Presidente da Câmara de Alandroal.
A linha de apoio disponível para gestão das ofertas e de outros pedidos relacionados com o incêndio é a seguinte: 924 768 225
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.