Autarca sublinhou a emoção, responsabilidade e compromisso com cinco pilares de governação: habitação, emprego, saúde, segurança e cultura/turismo.
Foi na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, que tomaram posse os novos eleitos para a Câmara Municipal de Elvas e para a Assembleia Municipal de Elvas, cerimónia que incluiu também a primeira sessão da Assembleia Municipal, onde se procedeu à eleição da mesa, do presidente e dos secretários.
“Servir Elvas é, para mim, a maior honra”


Rondão Almeida tomou posse para mais um mandato de quatro anos à frente dos destinos da Câmara Municipal de Elvas, mantendo-se como presidente.
Seguiram-se como vereadores José Malhado (Chega), Nuno Mocinha (PS), Hermenegildo Rodrigues (Movimento Cívico por Elvas), Elsa Dourado (Chega), Sérgio Ventura (PS) e Margarida Paiva (AD).


No seu discurso, o autarca afirmou:
“Hoje é com emoção e sentido de responsabilidade que tomo posse (…) Aos 82 anos, como servidor do Estado há mais de 62, há mais de 40 no poder autárquico e 24 anos que, com orgulho, dirijo a Câmara Municipal de Elvas como presidente.”
Rondão Almeida agradeceu à população “a confiança para dirigir os destinos do concelho”, comprometendo-se a “dar o melhor de si, com empenho e paixão”.
“As eleições mostraram em Elvas que a democracia está viva, é plural e participativa. Fui reeleito sem maioria absoluta, com o mesmo número de eleitos do Chega e o Partido Socialista, cada um com dois, e a AD com um. Acredito, no diálogo e respeito, que conseguimos um acordo de governação que permite estabilidade.”
O presidente destacou ainda que essa estabilidade permitirá “servir Elvas com responsabilidade e continuidade”, reforçando a continuidade de uma “estratégia coerente com mais de 32 anos”, que transformou o concelho “numa cidade mais moderna, mais bonita e mais acolhedora”.
“Ainda há muito para fazer. No futuro, iremos trabalhar intensivamente nos problemas da habitação, na criação de emprego e na economia local, valorizando os comerciantes, os agricultores e os empresários. Queremos melhor saúde com serviços dignos, reforço da segurança e continuar a apostar na estratégia-chave de desenvolvimento turístico e cultural de Elvas.”
O autarca anunciou assim os cinco pilares da governação para o novo mandato: habitação, emprego, saúde, segurança, cultura e turismo.
No final do discurso, Rondão Almeida deixou uma mensagem de gratidão à família e aos elvenses:
“Prometo que honrarei cada voto, cada esperança, cada sonho que depositaram em mim. Elvas é mais justa, mais forte, mais unida. Servir Elvas é, para mim, a maior honra. Sou um presidente de todos, mas de todos os elvenses.”
Mudança e continuidade na Assembleia Municipal
Após a cerimónia de tomada de posse da Câmara, teve lugar a instalação dos novos membros da Assembleia Municipal de Elvas, num momento que ficou marcado por uma situação invulgar.
José Eduardo Gonçalves assumiu por breves minutos a presidência da mesa para empossar Graça Luna Pais, presidente cessante, e para proceder à eleição da nova mesa.
Apresentaram-se duas listas:
- Lista A (Chega), encabeçada por José Gonçalves;
- Lista B (Movimento Cívico por Elvas em coligação com o PS), liderada por Graça Luna Pais.


Antes da votação, José Eduardo Gonçalves limitou-se a declarar:
“No dia de hoje não irei proferir qualquer palavra. Falarei mais tarde, porque sei de antemão qual será o resultado destas eleições. Prometo que daqui a quatro anos cá estaremos.”
Vitória da coligação PS/Movimento Cívico por Elvas
O resultado confirmou a expectativa:
- Lista A (Chega) – 11 votos
- Lista B (Movimento/PS) – 17 votos
- 1 voto em branco
Assim, Graça Luna Pais foi reeleita presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Elvas, acompanhada por José Vidigal e Vitória Lérias como primeiro e segunda secretária, respetivamente.


Na cessação do seu primeiro mandato, Graça Luna Pais tinha afirmado:
“Cumpri este mandato com sentido de responsabilidade e agradeço a todos, afirmando que contribuí para um ambiente de construção e informação em prol da população de Elvas.”
Após conhecidos os resultados, José Eduardo Gonçalves abandonou a sala imediatamente, sem se dirigir aos restantes eleitos ou aos presentes.
Composição da nova Assembleia Municipal de Elvas
A Assembleia Municipal passa a ser composta por:
José Gonçalves, Lito Vidigal, Maria Capelas, José Bagorro, José Manuel Rato Nunes, Maria Leonor Carvalho, João Serpa, Vítor Carola, João Rodrigues, Sónia Branco, Sara Anjos, Joaquim Mendes, Margarida Susana, Marco Matroca, Bruno Mocinha, Fernando Antunes, Higino Guerra, Maria Branco, Inês Dragão, José Contradança, José Picado, Vitória Léria, João Charruadas, Amadeu Martins, João Rondão Almeida, Hugo Tiago, Manuel Bandarra, José Guerra e Graça Luna Pais.
Com esta tomada de posse, Elvas inicia um novo ciclo autárquico, sob a liderança de Rondão Almeida e uma Assembleia Municipal com presidência de Graça Luna Pais, num quadro político plural que irá necessitar de diálogo e cooperação entre forças políticas distintas.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.