No seguimento da difusão de notícias de relevância para a saúde de Elvas e dos Elvenses , o MCPE-Movimento Cívico por Elvas emitiu um comunicado, no qual esclarece a sua posição sobre esta matéria:
“Em entrevista à radio Portalegre, o Presidente da ULSNA, Dr. Joaquim Araújo, anuncia 70 milhões de investimento nos cuidados de saúde do Alto Alentejo que se resumem a investimentos no Hospital José Maria Grande em Portalegre.
Este anúncio reforça as nossas preocupações sobre as ameaças, que se colocam ao já comprometido desempenho dos profissionais e valências da saúde do Hospital de Santa Luzia em Elvas.
Se no quadro comunitário 2020 o desinvestimento foi total, contribuindo para a degradação dos serviços e da qualidade dos cuidados prestados, no atual quadro comunitário 2030 mantem-se a trajetória com investimentos insignificantes para as necessidades reais.
Registamos as preocupações do Conselho de Administração da ULSNA no anúncio de construção de um novo Hospital Central em Évora, e percebemos o porquê, mas alertamos, os Elvenses não estamos disponíveis a assistir impávidos e serenos a este esvaziamento de valências, competências e à degradação continua das infraestruturas de saúde do nosso Concelho e, tudo faremos para inverter esta situação, nem que para tal tenhamos que alterar as nossas escolhas de Portalegre para o Hospital Central de
Évora.
O principal problema do Hospital de Santa Luzia é o fato de fazer parte da ULSNA e depender de um Conselho de Administração sediado em Portalegre, que nunca subscreveu uma estratégia de desenvolvimento conjunto nas duas unidades Hospitalares do Distrito, o Hospital de Santa Luzias em Elvas tem sido prejudicado e esquecido propositadamente na atribuição de verbas, tendo-lhe sido retiradas valências e número de camas ao longo dos últimos anos.
Elvas e os Elvenses, quer pela sua história, quer pela sua posição geográfica, merecem um serviço de saúde próximo e de qualidade.
Não ficaremos à mercê das migalhas que Portalegre nos queira dar”, defende o MCPE.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.