Mais de meia centena de pessoas participaram, no passado dia 17 de março, no 3º workshop C – TRAIL (Centro Académico Clínico do Alentejo), que decorreu no auditório Dr. Francisco Tomatas, no Campus Politécnico de Portalegre.
A importância da investigação em saúde em territórios do interior foi o tema debatido por Helena Reis do Arco, diretora da Escola Superior de Saúde (ESS) e por Vera Escoto, diretora clínica da ULSNA – Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo.
Os “caminhos” para o financiamento de projetos a nível regional, foi outro dos temas em destaque nesta iniciativa, que teve como principal orador o 1º secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Carlos Nogueiro, em representação do presidente, Hugo Hilário.
O Centro Académico Clínico do Alentejo (C-Trail) é um consórcio estabelecido entre as Instituições de Ensino Superior e de Saúde do Alentejo e as Instituições de Saúde e tem como missão promover a investigação e inovação clínicas no Alentejo, facilitando a cooperação institucional a nível regional, nacional e internacional.
O desenvolvimento da dimensão académica e da qualificação nas áreas das ciências biomédicas, médicas, engenharia biomédica, saúde pública, políticas de saúde, economia, gestão, ciências e tecnologias da saúde, robótica e enfermagem envolvendo os profissionais hospitalares e dos cuidados de saúde primários, continuados integrados e paliativos é um dos objetivos do C-TRAIL, tal como, entre outros “o desenvolvimento de projetos colaborativos de investigação com reforço da cooperação nacional e internacional, desenvolvendo ao máximo as oportunidades oferecidas pela participação dos seus membros em redes de investigação nacionais e internacionais e em redes de saúde locais focadas na promoção da qualidade de vida”.
Em suma, o Centro Académico Clínico do Alentejo (C-TRAIL) é um projeto que vai empenhar médicos e outros profissionais de saúde, professores, investigadores e estudantes, no objetivo comum de desenvolver a ciência e prestar melhores cuidados de saúde às populações da região Alentejo.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.