A uma semana da inauguração das obras de requalificação do Forte da Graça, a Perspetiva visitou o Monumento Nacional na companhia do Presidente do Município elvense, Nuno Mocinha.
“Orgulho” é com esta palavra que o Presidente da Câmara descreve a grande intervenção feita numa das mais importantes construções militares do século XVIII em todo o mundo.
O Forte foi totalmente recuperado respeitando os materiais de construção usados à época. Com a abertura do Forte ao público várias vão ser as suas valências e até novidades.
Funcionalidades do Forte
“O espaço vai dispor de serviços educativos, ou seja vamos querer que as crianças venham conhecer a nossa história, a do Forte e a nossa cultura. Irá dispor de um Centro de Documentação, no qual as pessoas possam estudar o Forte do ponto de vista científico. Vai ter um programa cultural que animará o Forte durante o ano e alguns aspetos ligados à musealização e exposições, quer sejam de arte contemporânea, pintura, fotografia ou outras. E estamos a ponderar abrir as portas do Forte para aqui realizar casamentos”, referiu o edil.
Na globalidade o investimento efetuado com as obras de requalificação do Forte ascende a mais de sete milhões de euros, entre a intervenção principal, acessos, parques de estacionamento e musealização.
As obras de requalificação do Forte da Graça, em Elvas, são inauguradas a 27 de novembro, na presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
Até ao final de janeiro de 2016, e aproveitando as comemorações da Batalha das Linhas de Elvas (14 de janeiro), as entradas serão livres.
Esta sexta-feira, dia 20 de novembro, tem lugar a inauguração do Parque de Estacionamento Guilherme Martins, junto ao entroncamento de acesso ao Forte, entre o Rui de Melo e o Vedor.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.