O Santuário do Senhor Jesus da Piedade em Elvas guarda milhares de ex-votos que representam a crença dos fiéis ao longo dos séculos.
São paredes e tetos forrados de fotografias e pinturas, algumas com quase 300 anos.
O Santuário do Senhor Jesus da Piedade é provavelmente o que reúne um maior número de ex votos em Portugal.
A riqueza do espólio é incalculável em termos históricos, artÃsticos, mas também Etnológico, porque através destas ilustrações podemos compreender e conhecer a evolução dos tempos e da própria história.
Ao longo do ano, o Santuário recebe centenas de visitantes no Museu dos EX-Votos, porém é por altura das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade que a afluência dos fiéis sobe para os milhares.
“Salvem os Ex-Votos”
A antiguidade do espólio e a falta de condições nas salas de exposição estão a colocar em risco muitas das peças, que podem mesmo ficar irrecuperáveis.
Algumas das pinturas apresentam-se em folhas de flandres ou estanho, revelando a sua antiguidade.
Museu Ex-Votos na Rota do Turismo Religioso
A Confraria de Elvas, responsável pelo espólio, aguarda uma oportunidade do Turismo de Portugal para preservar um “testemunho histórico-artÃstico e social”.
A Confraria, através da Direção Regional de Cultura do Alentejo, aguarda oportunidade para apresentar uma nova candidatura ao Programa VALORIZAR – Linha de Apoio à Valorização TurÃstica do Interior.
Este projeto compreende a conservação da coleção de ex-votos (mais de 6.000 peças), a melhoria da acessibilidade atendendo à visita pública (museologia e museografia) e a integração nos roteiros do turismo religioso.
Contas feitas, a Confraria prevê um investimento muito próximo dos 400 mil euros.
Para já, certo é que as festas em honra do senhor jesus da piedade regressam à cidade de Elvas em mais um 20 de setembro.
Milhares de fiéis rumam ao Santuário e ai depositam as suas preces aguardando uma salvação divina, em comunhão com os milhares de ex-votos que esperam também eles, mas por Uma Salvação do Homem.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.