O rooftop dos Armazéns Marvanejo transformou-se esta segunda-feira, 30 de junho, num cenário de celebração e autenticidade com o lançamento oficial do novo vinho “CONTRAꓭANDO”.
Ao pôr-do-sol, o Sunset Wine Fest brindou às origens e às histórias de fronteira que inspiram este novo capítulo vínico da marca Herdade da Amada.


Produzido a partir de vinhas próprias e com uma identidade forte e espírito livre, “CONTRAꓭANDO” nasce como homenagem aos silêncios e segredos das terras de raia.
Segundo os enólogos da Herdade da Amada, Inês Silva e Bruno Silva, o nome não é mero acaso: é uma provocação, uma metáfora e um gesto de memória, que nos remete para algo proibido, ousado e também é esta a personalidade que podemos encontrar no novo vinho.
“É um vinho muito especial”
Inês Silva


“Desperta curiosidade e essa curiosidade sente-se logo no primeiro gole”, afirmou Inês Silva na apresentação: ““CONTRAꓭANDO” é um vinho que nasceu logo no início do projeto, em 2018, quando a Helena e o Luís decidiram plantar as vinhas de forma diferente. Trouxeram duas castas muito especiais: Verdelho e Tempranillo, de Espanha, literalmente em contrabando, em madeira, atravessando a fronteira e dando origem ao conceito e ao nome.”, referiu.
O evento contou com provas do “CONTRAꓭANDO” 2023, vinho regional alentejano tinto, e da nova colheita branco de 2024. Ao som de DJ Finger Foods e música ao vivo, os convidados desfrutaram de um ambiente descontraído que cruzou tradição e modernidade, com os empresários Helena Marvanejo Carvalho e Luís Marvanejo a liderarem a celebração.


Bruno Silva, também enólogo da Herdade da Amada, descreveu o “CONTRAꓭANDO” como “um vinho estratégico”, pensado para estabelecer uma ponte enológica entre Portugal e Espanha. “Elvas permite-nos esta proximidade. São vinhos simples, diretos, primários, com foco na fruta. O tinto, por exemplo, pode ser bebido ligeiramente fresco, a cerca de 14ºC no copo. Fica Perfeito. É consensual, fácil de gostar e com grande potencial, apresentando um perfil fresco, mineral e frutado”.
“É um vinho da raia com alma ibérica”
Bruno Silva


Foram produzidas 2.600 garrafas de “CONTRAꓭANDO“ branco e 3.500 de tinto. Apesar de não representarem o núcleo do portefólio da Herdade da Amada, estes vinhos marcam um desvio intencional e oportuno, com o objetivo de explorar um novo nicho: o da identidade ibérica à mesa.
“CONTRAꓭANDO“ é mais do que vinho. É símbolo, é território, é encontro. Um vinho de raia, um vinho raiano”, concluiu Bruno Silva.
Disponível no canal Horeca, garrafeiras e lojas gourmet selecionadas, incluindo os próprios Armazéns Marvanejo, “CONTRAꓭANDO“ promete conquistar curiosos e apaixonados pelo vinho com alma e com história.
“CONTRAꓭANDO” 2023, Vinho Regional Alentejano Tinto/Red:
Nascido de um segredo bem guardado e de uma paixão teimosa, este vinho “carrega” “nas veias” a ousadia dos que desafiam fronteiras.
Às escondidas, no silêncio da noite, atravessámos “la Raya”, fomos à Ribeira Del Duero para trazer nas varas de Aragonês, religiosamente guardadas, que enxertámos na nossa vinha.
Em cada garrafa, a adrenalina pauta a tipicidade. No copo, brindamos ao fruto dessa travessia, um tinto cativante, com alma e coração ibérico.
“CONTRAꓭANDO” 2024, Vinho Regional Alentejano Branco/White:
Nascido de um segredo bem guardado e de uma paixão teimosa, este vinho “carrega” “nas veias” a ousadia dos que desafiam fronteiras.
Às escondidas, no silêncio da noite, atravessámos “la Raya”, fomos a Rueda para trazer nas varas de Verdelho, religiosamente guardadas, que enxertámos na nossa vinha.
Em cada garrafa, a adrenalina pauta a tipicidade. No copo, brindamos ao fruto dessa travessia, um branco vibrante, com alma e coração ibérico.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.