ActualCulturaRegional
12 Fevereiro, 2026

Novo episódio “Descomplicar a Cultura”

A Associação 7350 lançou um novo episódio do seu podcast, gravado no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, que teve como convidadas Ana Trigueiro e Paula Lebre, focando-se na desmistificação da diferença entre cultura e entretenimento, desafiando a ideia de que estas duas esferas encontram-se separadas por uma linha muito ténue.

Durante a conversa, as convidadas exploraram a necessidade de repensar como o público acede e consome conteúdos culturais. Um dos pontos centrais do debate foi o papel fundamental das instituições, desde a escola à família, na educação cultural. No entanto, o debate foi mais longe, destacando sobretudo o papel do governo e das entidades públicas na criação de políticas culturais locais. Defendeu-se que estas políticas devem ser inclusivas e pensadas para todos, garantindo que o acesso à cultura seja encarado como um investimento com valor de futuro e um pilar de desenvolvimento social.

Ao utilizar o MACE como cenário para este podcast, a Associação 7350 reforça a importância de ocupar os espaços museológicos com novas linguagens e reflexões, com o propósito de mostrar que a cultura pode ser tão envolvente quanto o entretenimento, desde que existam estratégias estruturadas que aproximem as comunidades da criação artística e do pensamento crítico.

O episódio já está disponível e pode ser visto na íntegra através do link: https://youtu.be/R4pjBbQFSYI.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.