Os 750 anos de São Domingos em Elvas são o tema para as “II Conferências Internacionais de Elvas”, que decorrem nos dias 23 e 24 de junho, no Museu Militar de São Domingos.
O evento resulta de uma parceria da AIAR- Associação de Desenvolvimento pela Cultura, com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, a Fraternidade Leiga de Domingos (Elvas), o Museu Militar (São Domingos) e o Município de Elvas.


Carlos Correia Dias, da AIAR, sublinhou que se trata de uma iniciativa que pretende reunir “a contemporaneidade e a história”, assim como ser “um espaço de reflexão temática de Elvas ou conexos com a cidade de Elvas e a Raia”.
As conferências são direcionadas a um publico académico, mas também à população em geral e interessados nestas temáticas.


Carlos Correia Dias: “A contemporaneidade e a história”
As II Conferências Internacionais de Elvas decorrem durante um dia e meio de trabalho, no qual se irá privilegiar o debate e a partilha de conhecimento.
No dia 24 de junho decorrerá uma visita à “Mouraria de Elvas” pelo professor Fernando Branco Correia.
De acordo com Nuno Granjo, estas conferências reúnem “um grupo de investigadores muito diversificados, sendo os mesmos nacionais e internacionais”.


Nuno Granjo: “Grupo de investigadores muito diversificados”
Com esta iniciativa subordinada aos 750 anos de São Domingos em Elvas, a AIAR pretende promover a discussão “dos pregadores e as alterações vivenciais quotidianas em Elvas Medieval; Olhar o património artístico dominicano a partir da política cultural do Estado Novo; Repensar o papel dos artistas locais e as grandes correntes artísticas em Portugal; a igreja dominicana de Elvas como modelo na realidade artística da cidade e a desamortização oitocentista e a dinamização da propriedade urbana em Elvas”.











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.