ActualCultura
14 Dezembro, 2016

“O Dia Mais Curto” traz Curtas-Metragens a Elvas

O Dia Mais Curto: Evento Nacional de curtas-metragens pela primeira vez em Elvas.

A Associação Cultural – UMCOLETIVO, em Elvas, associa-se este ano ao evento “O Dia Mais Curto”, que consiste numa edição de curtas-metragens.

Desta forma, ao longo do dia 21 de dezembro, uma quarta-feira, decorrerão três sessões: manhã, tarde e noite.

Durante a manhã realizar-se-á simultaneamente duas sessões de “curtas, curtinhas e encurtadas” – curtas-metragens de animação – para o público infantil nas Instalações da Gota D’Arte e no Centro de Acolhimento “Os Cucos”.

Durante a tarde, a mesma sessão acontecerá no Centro da Ciência e do Café em Campo Maior, para as crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro.

Já a sessão da noite, será a partir das 21 horas, nas instalações da Gota D’Arte, num ambiente acolhedor e intimista, decorrerá uma sessão de 40 minutos de curtas-metragens de animação para toda a família de forma a promover atividades em conjunto.

Seguidamente um intervalo musical onde bandas sonoras de filmes serão tocadas ao vivo e finalmente uma última sessão de curtas-metragens denominadas Europa em Curtas (programas de filmes distribuídos pela Short Circuit, dando a oportunidade para conhecer autores europeus e o seu olhar sobre o mundo, com toda a sua complexidade e fantasia) que terá o seu término por volta das 23 horas.

 A história:

Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto.

A ideia, que nasceu em França, rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países. Em Portugal, o evento é organizado pelo quarto ano consecutivo pela Agência da Curta Metragem e vai percorrer novamente o país de norte a sul.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.