O município de Monforte está a requalificar a antiga igreja do Espírito Santo, que já foi sede da Sociedade “Os Amarelos”, foi também quartel dos Bombeiros Voluntários e recentemente armazém do Município.
16 Painéis de azulejos que retratam a vida, a História e os milagres da Rainha Santa Isabel


O objetivo, segundo a autarquia, é transformar aquele espaço num local digno em pleno Centro Histórico, para receber os 16 painéis de azulejos que retratam a vida, a História e os milagres da Rainha Santa Isabel, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, provenientes do antigo convento do Bom Jesus e que têm merecido o interesse da Academia Portuguesa, em que está assinado um protocolo com a Faculdade de Letras de Lisboa.
O trabalho tem vindo a ser realizado pelos funcionários do Município, que desde 2006, estão a desencaixotar, inventariar, identificar e remontar os painéis (16000 azulejos).
Monforte Sacro


Dar visibilidade a um autêntico tesouro e relíquias nacionais, para se poderem visitar, num espaço que foi batizado Monforte Sacro, que será o mote para dar início a outros projetos na valorização do vastíssimo património das paróquias do Concelho em Arte Sacra.
Duas curiosidades:
os Painéis vão ficar na Antiga Igreja do Espírito Santo. Foi a Rainha Santa que implementou as festas do Espírito Santo em Portugal. A antiga igreja do Espírito Santo, tem exatamente as mesmas medidas do antigo Convento do Bom Jesus, onde estavam originalmente os azulejos.
Abertura prevista para o final do ano


Para promover este espaço, que se prevê a sua abertura até final do ano( dependendo do prazo de execução da empresa que venceu o concurso para conservação, melhoramento e fixação), a autarquia decidiu decorar o novo autocarro que irá adquirir, estando a iniciar o procedimento, uma vez que ficam impossibilitados de fazer transporte escolar os autocarros que completem 16 anos, com esta imagem.

















There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.