ActualRegional
19 Agosto, 2016

Restauros na Igreja Matriz de Monforte

Dois altares da Igreja Matriz de Monforte foram alvo de uma intervenção de restauro, no âmbito de um protocolo celebrado entre o Município de Monforte e a Paróquia, contando, ainda, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Monforte.

Os trabalhos decorreram sob coordenação de Patrícia Cutileiro, Conservadora/Restauradora da Câmara Municipal e envolveu alunos de vários anos do Curso de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa que, em contexto de estágios voluntários, se disponibilizaram para participar nos trabalhos que decorreram entre 11 de julho e 11 de agosto.

igrejamonforte

Na Igreja Matriz de Monforte (Igreja de Santa Maria da Graça) estes são os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos: O retábulo em talha dourada/policromia, que data do terceiro quartel do Séc. XVIII, do altar da Nossa Senhora do Parto está a ser alvo de intervenção de conservação e restauro de forma a restituir a sua leitura original, procedendo a limpezas mecânicas e químicas para remover as tintas que cobrem a folha de ouro e, posteriormente, fixações pontuais de policromia/ouro em destacamento.

Enquanto no altar do Sagrado Coração de Jesus, em alvenaria com pintura decorativa a fresco (escaiolas – marmoreados), de finais do Séc. XVIII, a intervenção é ao nível da conservação de modo a recuperar o máximo possível da pintura decorativa original, através da remoção mecânica de vestígios de cal e tintas que a cobrem.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.