Portugal passa a situação de calamidade a partir de 1 de dezembro, próxima quarta feira. Até aqui, o país encontrava-se até agora em situação de alerta ,no âmbito da situação pandémica da covid 19.
“O Conselho de Ministros aprovou elevar o nível de alerta para o nível de calamidade a partir do próximo dia 1 de dezembro de forma a que estejamos habilitados com o quadro legal necessário para podermos adotar as medidas adequadas e proporcionais ao risco”, disse António Costa no conferência de imprensa do final da reunião do Conselho de Ministros no qual foram decididas novas medidas para conter a pandemia.
A situação de calamidade é o nível de resposta a situações de catástrofe mais alto previsto na Lei de Base da Proteção Civil, depois da situação de alerta e de contingência.
Novas Medidas
Recomendações gerais:
- Testagem regular – sempre que possível fazer autotestes, por exemplo antes de ajuntamentos;
- Teletrabalho recomendável, sempre que possível, para evitar o agravamento da evolução da pandemia
Utilização de máscara passa a ser obrigatória em espaços fechados e todos os recintos não excecionados pela DGS.
“As máscaras passam a ser obrigatórias em todos os espaços fechados que não sejam em excecionados pela Direção-Geral da saúde”, anunciou António Costa.
Segundo o primeiro-ministro, a medida é um dos três principais instrumentos para conter a pandemia de covid-19, juntamente com o reforço da testagem e da utilização do certificado digital.
Volta a ser obrigatório apresentar certificado digital para entrar em:
- Restaurantes;
- Estabelecimentos turísticos e alojamento local;
- Eventos com lugares marcados;
- Ginásios.
É obrigatório — mesmo para quem esteja vacinado — apresentar teste negativo para:
- Visitar lares;
- Visitar pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
- Frequentar grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos;
- Para entrada em discotecas e bares.
Mesmo as pessoas vacinadas vão ter de apresentar um teste negativo para aceder a recintos desportivos, de acordo com o primeiro-ministro, António Costa.
Testes negativos obrigatórios para todos os voos que cheguem a Portugal
“Será exigido teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal”, anunciou, António Costa, acrescentando que será “reforçado o controlo nos aeroportos”.
António Costa anunciou ainda medidas destinadas especificamente para a semana de 2 a 9 de janeiro, ocorrendo depois das festas do Natal e do Ano Novo e, por isso, depois de uma fase de maior contacto entre as pessoas.
“Não queremos repetir a trágica experiência de janeiro do ano passado. Teremos uma semana de contenção de contactos entre 2 e 9 de janeiro”, afirmou António Costa e, por isso mesmo, anunciou que:
- Teletrabalho vai ser obrigatório nesta semana;
- O recomeço das aulas ocorre apenas a 10 de janeiro — para compensar o atraso da retoma do ano letivo;
- As discotecas vão estar encerradas neste período.
António Costa anunciou ainda que os alunos vão gozar de menos dois dias de férias no Carnaval e menos três na Páscoa.
Portugal registou hoje mais 3.150 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 15 mortes associadas à covid-19, além de um novo aumento do número de internados em enfermaria, segundo dados oficiais.
Sapo













There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.