ActualRegional
7 Junho, 2020

Elvas: Setor da Tauromaquia recebeu Ministra da Cultura em protesto: “Respeito!”

Graça Fonseca assegurou que o "setor reabrirá quando as regras estiverem definidas".

Dezenas de pessoas ligadas ao setor da tauromaquia protestaram na manhã deste domingo, 7 de junho, em Elvas, aquando da chegada da Ministra da Cultura, Graça Fonseca a esta cidade.

A governante foi recebida com palavras de ordem, como “Respeito” e “Tauromaquia é Cultura”.

Após a interpelação dos manifestantes, Graça Fonseca, não acedeu a ouvir e conversar com o setor em protesto.

Luís Machado, cabo do Grupo de Forcados Amadores e Académicos de Elvas, e porta voz dos manifestantes, lamentou a atitude da governante.

“Defendemos a nossa atividade com orgulho”

“Percebemos hoje aqui, mais uma vez, qua a nossa luta não vai ser fácil, mas tem de continuar, ou seja, lutaremos por aquilo que é nosso, o património que nos foi deixado há anos e está na constituição, é legal e permitido. Temos de defender aquilo que é nosso com orgulho, tal e qual como fazemos dentro de praça, de maneira civilizada e tenho a certeza que mais tarde ou mais cedo esta ministra vai desocupar esta cadeira e a cultura vai continuar, assim como os touros”.

Ministra quer acabar com Tauromaquia

O setor acusa a ministra que pretender acabar com a atividade e, nomeadamente, os espetáculos tauromáquicos.

“A nossa luta não vai acabar só porque a senhora ministra não gosta e olha para o umbigo todos os dias e diz que a tauromaquia tem de acabar”.

Os protestantes ali presentes apontam o dedo à pasta da cultura por discriminar este setor em particular.

“Queremos regressar às Praças”

“Nós pretendemos regressar às praças, mas lembramos que a senhora ministra tinha dito que dia 1 de junho todos os espetáculos culturais iam voltar e, percebemos agora, que devido a uma incompatibilidade da DGS (Direção Geral de Saúde) e IGAC (Inspeção Geral das Atividades Culturais) o mesmo não se verificou. Houve discriminação”.

Luís Machado lembrou que no passado dia 1 de junho se realizou um espetáculo de música no Campo Pequeno com mais de 2000 pessoas, onde pelas fotografias se via, que apesar de estarem com máscara, não havia o distanciamento social de dois metros exigido pela Direção Geral de Saúde.
Sendo assim, “porque é que um espetáculo de toiros ao ar livre não se pode realizar?”, questionou.

Nesta manifestação participaram elementos dos Forcados Académicos de Elvas, Monforte, Arronches e empresários do setor da tauromaquia.

Setor reabrirá quando as regras estiverem definidas”

Questionada sobre esta situação, Graça Fonseca, referiu que a seu tempo todos os setores reabrirão, incluindo a tauromaquia.

“O que sei é que a DGS com a IGAC e representantes do setor já fizeram o trabalho que é necessário fazer para definir as regras para a reabertura da atividade, por isso, a partir do momento em que estiverem definidas as regras entre o setor e as entidades competentes, as atividades podem reabrir. Veremos para a semana se a Direção Geral da Saúde publicará as regras, se publicar será como todos os outros setores, que abrirá de acordo com as regras da DGS”, esclareceu.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.