ActualRegional
3 Junho, 2017

Campo Maior: “Geração autárquica com futuro”, diz Ministro

Fórum "Pensar Campo Maior 2030" decorre ao longo deste sábado, 3 de junho, com um painel de oradores muito diversificado.

“Pensar Campo Maior 2030” é o tema para o Fórum” dedicado ao tema “As empresas, a interioridade e oportunidades de crescimento”, que decorre ao longo do dia deste sábado, 3 de junho, no Centro Cultural da vila de Campo Maior.

Pedro Marques: Geração autárquica com futuro

O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques marcou presença e na intervenção evidenciou a atual governação autárquica naquele município liderada pelo autarca Ricardo Pinheiro, afirmando que “é uma geração que dá futuro à sustentabilidade deste território”.

O Ministro Pedro Marques abordou o tema da Modernização e Valorização de Infraestruturas no Alentejo (Sines/Caia).

“Pensar Campo Maior 2030”


“Pensar Campo Maior 2030” é o nome da iniciativa que o Município de Campo Maior promoveu com vista à criação de um espaço de debate e reflexão coletiva que possa contribuir para esclarecer e estabelecer caminhos para o desenvolvimento do concelho para os próximos anos.

A terceira década do século XXI marcará o final dos fundos comunitários que nos últimos 30 anos contribuíram para o desenvolvimento e modernização do país.

Com este cenário em cima da mesa, afigura-se fundamental encontrar os caminhos, os métodos e os objetivos que possam nortear a gestão pública de Campo Maior com vista ao seu desenvolvimento.

O Comendador Rui Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro Delta Cafés e Ricardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior foram os primeiros a usar da palavra e a sublinharem a importância da reflexão sobre o tema em debate.

José Gonzalez: potenciar o papel da Euroregião

A Plataforma Logística do Sudoeste Europeu como Fator de Desenvolvimento Económico na Região da Extremadura e Alentejo foi o tema desenvolvido por José Gonzalez Rubio (Director General de Transportes da Junta da Extremadura).

O mesmo responsável sublinhou o relevo na potencialização do papel da Euroregião para as zonas fronteiriças e admitiu que o início das obras da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu iniciadas em Badajoz (Espanha) motivaram um crescente interesse para as empresas que operam no mercado ibérico e europeu.

O Papel das Empresas

Neste Fórum sobre “As empresas, a interioridade e oportunidades de crescimento”, as empresas da região assumem particular importância.

Desta forma, o Grupo Grupo Nabeiro Delta Cafés foi representado por João Manuel Nabeiro (Administrador do Grupo Nabeiro) e a empresa Hutchinson – Borrachas de Portugal, SA – representou as Linhas Estratégicas que levaram à Instalação da Unidade no Interior do País e Perspetivas de Crescimento para o Futuro. A intervenção ficou a cargo de Nicolas Spinassou (Diretor da Unidade de Campo Maior).

Programa/Painel de Oradores

O tema “Ser do Interior é Ser Diferente! – Do Interior ao Sucesso e Reconhecimento” foi abordado por Isabel Ferreira (Investigadora do I.P. Bragança).

A Importância dos Ecossistemas Industriais” foi desenvolvido por Pedro Dominguinhos (Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal).

Estudar os Mercados, as Tendências, os Hábitos, os Consumos – O Data Mining como Ferramenta Prioritária nas Empresas foi debatido por Bruno Roque (Especialista Big Data, Engenheiro).

Novas Formas de Financiamento das Empresas – Raize” foi a intervenção preparada por Afonso Eça (Co-Founder Raize).

Da parte da tarde, pelas 15 horas, será analisada “A Importância da Reorganização Logística nas Empresas. O que fazer?” Por Crespo de Carvalho (Professor da Nova School Business & Economics).

A Adaptação do Líder Face às Novas Oportunidades dos Mercados” com Miguel Pina e Cunha (Professor da Nova School Business & Economics).

Valorização, o Crescimento, a Formação e Adaptação dos Recursos Humanos como Ponto – Chave dos Sucessos das Organizações” é o tema apresentado por João Silveira Lobo (Professor da Nova School Business & Economics).

A STARTUP – O que Surpreende os Mercados este Inovador Modelo de Negócio?
Miguel Fontes (Diretor Executivo da StartUp Lisboa)”.

Pedro Murcela, Presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior fará o encerramento deste Fórum.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.