“Pensar Campo Maior 2030” é o tema para o Fórum” dedicado ao tema “As empresas, a interioridade e oportunidades de crescimento”, que decorre ao longo do dia deste sábado, 3 de junho, no Centro Cultural da vila de Campo Maior.
Pedro Marques: Geração autárquica com futuro


O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques marcou presença e na intervenção evidenciou a atual governação autárquica naquele município liderada pelo autarca Ricardo Pinheiro, afirmando que “é uma geração que dá futuro à sustentabilidade deste território”.
O Ministro Pedro Marques abordou o tema da Modernização e Valorização de Infraestruturas no Alentejo (Sines/Caia).




“Pensar Campo Maior 2030” é o nome da iniciativa que o Município de Campo Maior promoveu com vista à criação de um espaço de debate e reflexão coletiva que possa contribuir para esclarecer e estabelecer caminhos para o desenvolvimento do concelho para os próximos anos.
A terceira década do século XXI marcará o final dos fundos comunitários que nos últimos 30 anos contribuíram para o desenvolvimento e modernização do país.
Com este cenário em cima da mesa, afigura-se fundamental encontrar os caminhos, os métodos e os objetivos que possam nortear a gestão pública de Campo Maior com vista ao seu desenvolvimento.
O Comendador Rui Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro Delta Cafés e Ricardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior foram os primeiros a usar da palavra e a sublinharem a importância da reflexão sobre o tema em debate.


José Gonzalez: potenciar o papel da Euroregião


A Plataforma Logística do Sudoeste Europeu como Fator de Desenvolvimento Económico na Região da Extremadura e Alentejo foi o tema desenvolvido por José Gonzalez Rubio (Director General de Transportes da Junta da Extremadura).
O mesmo responsável sublinhou o relevo na potencialização do papel da Euroregião para as zonas fronteiriças e admitiu que o início das obras da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu iniciadas em Badajoz (Espanha) motivaram um crescente interesse para as empresas que operam no mercado ibérico e europeu.
O Papel das Empresas


Neste Fórum sobre “As empresas, a interioridade e oportunidades de crescimento”, as empresas da região assumem particular importância.
Desta forma, o Grupo Grupo Nabeiro Delta Cafés foi representado por João Manuel Nabeiro (Administrador do Grupo Nabeiro) e a empresa Hutchinson – Borrachas de Portugal, SA – representou as Linhas Estratégicas que levaram à Instalação da Unidade no Interior do País e Perspetivas de Crescimento para o Futuro. A intervenção ficou a cargo de Nicolas Spinassou (Diretor da Unidade de Campo Maior).


Programa/Painel de Oradores
O tema “Ser do Interior é Ser Diferente! – Do Interior ao Sucesso e Reconhecimento” foi abordado por Isabel Ferreira (Investigadora do I.P. Bragança).
“A Importância dos Ecossistemas Industriais” foi desenvolvido por Pedro Dominguinhos (Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal).
Estudar os Mercados, as Tendências, os Hábitos, os Consumos – O Data Mining como Ferramenta Prioritária nas Empresas foi debatido por Bruno Roque (Especialista Big Data, Engenheiro).
“Novas Formas de Financiamento das Empresas – Raize” foi a intervenção preparada por Afonso Eça (Co-Founder Raize).


Da parte da tarde, pelas 15 horas, será analisada “A Importância da Reorganização Logística nas Empresas. O que fazer?” Por Crespo de Carvalho (Professor da Nova School Business & Economics).
“A Adaptação do Líder Face às Novas Oportunidades dos Mercados” com Miguel Pina e Cunha (Professor da Nova School Business & Economics).
“Valorização, o Crescimento, a Formação e Adaptação dos Recursos Humanos como Ponto – Chave dos Sucessos das Organizações” é o tema apresentado por João Silveira Lobo (Professor da Nova School Business & Economics).
“A STARTUP – O que Surpreende os Mercados este Inovador Modelo de Negócio?
Miguel Fontes (Diretor Executivo da StartUp Lisboa)”.
Pedro Murcela, Presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior fará o encerramento deste Fórum.











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.