ActualRegional
29 Novembro, 2017

XIII Travessia Pedestre de São Mamede 2017

O GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura, de Campo Maior, pelo 13º ano consecutivo, organizou a sua já conhecida Travessia Pedestre, por etapas.

Esta edição manteve o seu traçado transfronteiriço, percorrendo ambos os lados da fronteira, entre Alburquerque (ES) e Castelo de Vide (PT), ao longo de 120 quilómetros.

Por entre trilhos de pé posto, caminhos rurais, calçadas medievais e rede viária rural, os cerca de 400 participantes desta edição, tiveram a oportunidade de conhecer a grande riqueza ambiental, paisagística, arquitectónica e cultural da Raia/Raya, sempre em agradável ambiente de confraternização e partilha.

Trata-se de uma iniciativa que teve também por objetivo a dinamização da rede de percursos em natureza Alentejo Feel Nature, do Alto Alentejo, percorrendo de forma continua diversos percursos pedestres homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, e integrantes desta rede.

Neste sentido, em cooperação do GEDA com os Ayuntamiento de Alburquerque e de Valencia de Alcántara, com o apoio do Município de Campo Maior, do Município de Arronches, e do Delta Cafés, entre os dias 22 de Outubro e 26 de Novembro de 2017, foi trilhado um dos territórios mais emblemáticos da EUROACE – Euroregião Alentejo, Centro e Extremadura.

A origem e essência deste evento, de forte cariz transfronteiriço, de cooperação entre distintas entidades de ambos os lados da fronteira, representam e materializam os desígnios que levaram à constituição do agrupamento europeu de regiões que é a EUROACE, concretamente de dar um novo impulso às relações de cooperação, desenvolvendo-se aqui há já 13 anos um projeto conjunto de grande utilidade para os cidadãos, comunidades e sociedade em geral.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.