O Festival do Peixe do Rio decorre no concelho de Alandroal entre os dias 23 de fevereiro e 3 de março. O evento foi apresentado esta segunda-feira, 19 de fevereiro, na Área Recreativa das Azenhas D’el
Rei.
O cenário idílico banhado pelas águas de Alqueva foi o mote para a apresentação ao público deste certame, no qual o concelho de Alandroal se pretende assumir como a “Capital da Cozinha de Peixe do Rio”.
A comitiva realizou um passeio de barco que permitiu contactar com os pescadores locais e assistir a algumas das práticas que fazem parte da sua atividade diária, nomeadamente a pesca de peixe do rio.
“Diversidade” como definição do Festival
João Maria Grilo
João Maria Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, referiu que o Festival cruza a “tradição mais enraizada desta prática local (pesca) com a inovação e novidade”, reforçando que o mais importante desta edição é a “diversidade”.
Alqueva trouxe outras possibilidades
Se outrora, as povoações nas margens do rio Guadiana tinham uma ligação muito umbilical e de subsistência, através da pesca, nos dias de hoje, com o surgimento do Alqueva desenharam-se outras possibilidades, mas sem nunca esquecer a essência.
O Festival como mote para visitar e descobrir o concelho de Alandroal
De acordo com o autarca, o “Festival decorre de uma forma diversificada e dispersa pelo concelho, com dezenas de restaurantes aderentes que, por estes dias, vão proporcionar aos visitantes os pratos mais tradicionais com o peixe do rio, com sejam a caldeta, migas e peixe frito, enquanto outros vão apresentar uma cozinha mais inovadora, como seja o sushi de peixe do rio”.
O Festival contará com um Centro de Acolhimento, localizado na Praça da Republica de Alandroal, que orientará os visitantes pelas várias possibilidades de degustação existentes no concelho.
O Festival do Peixe do Rio é mais do que um evento gastronómico, “é uma aposta e convite para conhecerem as várias dinâmicas do concelho. Simultaneamente com o Festival irão decorrer outras iniciativas igualmente atrativas”, assegurou João Grilo.
Num futuro próximo, a autarquia de Alandroal pretende implementar um Centro de Acolhimento das Cozinhas do Rio. É um projeto em planeamento, que irá permitir uma diferenciadora partilha de experiências gastronómicas.
Outro projeto que irá aportar valor ao concelho, no âmbito dos desafios de uma localização nas margens de Alqueva é a construção de um Centro Náutico em Juromenha. Para a concretização deste projeto, o município de Alandroal contará com o apoio do Turismo de Portugal.
O chef José Júlio Vintém é uma das personalidades mais envolvidas no certame, resultante de uma parceria com sete anos de existência.
O chef assegura que o Festival contará com “ementas novas e diferenciadas nos restaurantes aderentes”, ao mesmo tempo que chamou a atenção para a importância da aposta “nas conservas de peixe do rio, com a maturação do peixe do rio em ambientes controlados”.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.