ActualRegional
4 Fevereiro, 2020

Sousel aposta em projeto pioneiro de profissionalização e combate ao abandono escolar

Sousel foi o primeiro município a formalizar atuação no terreno da Iniciativa Educação Teresa e Alexandre Soares dos Santos.

A cerimónia pública de assinatura do Acordo de Cooperação entre o Agrupamento de Escolas de Sousel, Câmara de Sousel e Teresa e Alexandre Soares – Iniciativa Educação, decorreu na manhã desta terça feira, 4 de fevereiro, no Centro Escolar de Sousel.

Nuno Crato: “Formação séria e ambiciosa para o mercado de trabalho”

Nuno Crato, em representação de Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação, projeto da família Soares dos Santos, reconheceu à Perspetiva a importância da implementação deste programa na comunidade escolar.

“Este projeto surgiu de uma necessidade das populações para que seus jovens tenham uma formação séria, ambiciosa, que tenham conhecimento, capacidade e que possam intervir na sociedade e, para isso, devem ter um bom emprego. Nós, Iniciativa Educação, estamos a colaborar com a escola, com o município e com as empresas, para que existam cursos de formação profissionalizante, nos quais os jovens estejam preparados logo após esse curso para enveredarem um caminho profissional”.

Sousel é o 1º Município a implementar programa “Ser Pro”

Sousel é o primeiro município onde Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação, projeto da família Soares dos Santos, arrancou formalmente.

O Curso Técnico de Indústrias Alimentares está a ser ministrado em Sousel desde o início do ano letivo, com nove alunos, no 10º ano e, no final da formação, ficam com a formação equivalente ao 12º ano.

Parceiros

O curso que, desde o início do ano letivo, está a ser administrado em Sousel é fruto de uma parceria alargada que inclui a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas de Sousel e empresas.

Isabel Hormigo: “Adequar formações às necessidades das empresas”

Isabel Hormigo, coordenadora do programa “Ser Pro” defende que existia uma necessidade “de técnicos a este nível, do curso Técnico de Indústrias Alimentares, sendo que a ligação às empresas é fundamental para adequar cada vez estas formações às necessidades dos técnicos que existem nestas zonas.

Isabel Hormigo não quer, para já, fazer balanços, mas reconhece que estão reunidas todas as condições e parceiros para que o objetivo final seja alcançado.

“Ainda é cedo, mas o trabalho de todas as entidades envolvidas (município, escola, empresas) já é um bom indicador que vamos no bom caminho, porque adequamos o curso às necessidades e quanto mais diálogo existir entre as partes, melhor”.

Curso Técnico de Indústrias Alimentares

Neste caso, o novo curso já em funcionamento é de Técnico de Indústrias Alimentares e tem como parceiros o Matadouro Regional do Alto Alentejo, o Monte do Ganhão, a Salsicharia Lameirinhas, a Bolachinhas de Sousel, a Sem Exagero Unipessoal, Lda, a Terras D’Alter e o Grupo Jerónimo Martins.

O programa Ser Pro distingue-se precisamente por promover cursos de qualificação profissional que resultam de uma parceria estreita entre escolas e empresas, com apoio de municípios, institutos politécnicos e outras instituições.

Manuel Valério: “É com grande orgulho que somos os pioneiros nesta matéria”

Manuel Valério, Presidente da Câmara Municipal de Sousel, diz-se orgulhoso com o desafio aceite na primeira hora pela autarquia que dirige.

“É com grande satisfação e orgulho que somos os pioneiros nesta matéria. Desde a primeira hora que fomos contatados pelo Grupo que tivemos logo resposta positiva. Esta formação vai, sem dúvida, vai resposta ao mercado de trabalho existente. Uma das responsabilidades da Câmara Municipal é precisamente a procura dessas empresas, estando junto dos empresários, evitar o abandono escolar e certamente vai ser um projeto com sucesso no concelho de Sousel”, afirmou.

Promover o Sucesso dos Jovens

Partindo de uma ideia dos seus promotores, Teresa e Alexandre Soares dos Santos, o projeto Iniciativa Educação tem como objetivo a promoção do sucesso dos jovens, em particular daqueles que, devido a dificuldades familiares, educativas ou socioeconómicas, não atingem os resultados escolares que poderiam obter.

A meta desta iniciativa vai ao encontro da convicção de Alexandre Soares dos Santos de que a Educação é o pilar do desenvolvimento e que “o que interessa é a verdade e a transferência do conhecimento”.

José Galveias: “Mais turmas e mais ofertas formativas no futuro”

José Galveias, diretor do Agrupamento de Escolas de Sousel, lembrou que este espaço escolar há muito que vem trabalhando e apostando na formação profissionalizante e na luta contra o abandono escolar naquele concelho.

“Já há vários anos que somos escola pioneira a nível dos cursos vocacionais, depois passaram a profissionais e, desde aí, que temos feito o nosso trajeto, com muito profissionalismo e sucesso. O que pretendemos é continuar neste trabalho diário de ligação às empresas, a todos os nossos parceiros, de forma a melhorar o sucesso escolar dos nossos alunos e evitar o abandono escolar, promovendo e facilitando a sua entrada no mercado de trabalho”.

José Galveias deseja que no futuro, “mais turmas e ofertas formativas” surjam, no âmbito deste projeto.

Albano Silva: “Ser Pro” criou sinergias importantes

Também presente nesta cerimónia esteve o Instituto Politécnico de Portalegre, através do seu Presidente, Albano Silva.

O responsável pelo ensino superior no distrito de Portalegre elogiou a corrente de sinergias que este projeto conseguiu estabelecer (escola, empresas, autarquia), com o objetivo de apostar na formação do saber ser e saber fazer, através do ensino profissional.

A sua presença nesta cerimónia também serviu para mostrar aos alunos, que após a conclusão do 12º ano, na via profissional, há também a alternativa em optar pelo ensino superior e na continuidade da formação e, nesse particular, o IPP quer ser um parceiro ativo e contribuir para um futuro melhor dos jovens da região.

Sobre o programa Ser Pro:

O programa Ser Pro centra-se nos estudantes que querem concluir os estudos secundários com uma formação prática e qualificação profissional e tem como objetivo desenvolver o ensino profissional através de uma aproximação entre escolas e empresas, contribuindo assim para a criação de ofertas adequadas e para o alargamento do leque de opções disponíveis para os alunos do ensino secundário.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.