ActualRegional
31 Janeiro, 2020

Santa Eulália: “Fados e Sopas” encheu casa e ganhou sede para Centro de Atividades de Tempos Livres

A noite solidária de Fados e Sopas, que decorreu na freguesia de Santa Eulália, concelho de Elvas, esta sexta feira, dia 31 de janeiro, foi um sucesso.

O Pavilhão Multiusos daquela localidade encheu de público para assistirem à atuação dos artistas convidados e, simultaneamente, contribuírem para a causa.

Tratou-se de um evento solidário com o objetivo de angariar verbas para o futuro Centro de Atividades de Tempos Livres (a inaugurar em breve), com o apoio da Associação Humanitária de Santa Eulália, Junta de Freguesia de Santa Eulália e Câmara Municipal de Elvas.

Ana Sofia Alves, da Associação de Pais de Santa Eulália, promotora do evento, fez um balanço muito positivo desta Noite Solidária.

Ana Sofia Alves: “As crianças agradecem e nós também”

“Fazemos um balanço bastante positivo. Sinceramente estávamos na esperança de conseguir uma casa cheia, mas superou imenso as nossas expectativas. As crianças agradecem e nós também. Estamos muito agradados”, afirmou.

Cláudio Carapuça: Câmara cede edifício para Centro

Cláudio Carapuça, Vice-Presidente na Câmara Municipal de Elvas, anunciou que a autarquia disponibilizará um edifício na freguesia para a instalação deste Centro de Atividades de Tempos Livres.

O futuro Centro de Atividades de Tempos Livres ficará localizado na Rua da Escola Primária, nas antigas instalações do Lar de Santa Eulália.

“Faz todo o sentido que o Centro fique localizado no edifício escolhido, porque o espaço está preparado, embora precise de uma operação cosmética e ser adaptado, mas o básico está lá”.

“Em boa hora os pais se uniram”

O autarca lembrou ainda a pertinência desta iniciativa e elogiou a mobilização dos pais em torno desta necessidade sentida.

“A Câmara agradece esta iniciativa dos Pais de Santa Eulália e nós temos todo o gosto em devolver aquele espaço à comunidade local, numa área social para dar resposta a uma carência evidente aqui na freguesia. Em boa hora houve um grupo de pais que decidiu juntar-se e associar-se a uma Associação já existente (Associação Humanitária de Santa Eulália)”, afirmou.

Cláudio Carapuça explicou o processo que irá decorrer para ceder aquele edifício ao projeto lançado pelos pais.

“Pretendemos fazer a obra, entregar à Junta de Freguesia de Santa Eulalia e depois, em conjunto, a Associação Humanitária de Santa Eulália e os pais irão fazer a gestão do Centro de Atividades de Tempos Livres”.

Pais aplaudem cedência de edifício

Em reação a este anúncio, Ana Sofia Alves, manifestou, em nome dos pais de Santa Eulália, uma enorme satisfação e alegria.

“O espaço ainda não nos tinha sido cedido formalmente. Foi anunciado esta noite junto da população. Concordamos com o Vice-Presidente quando afirma que é o espaço mais adequado dentro da povoação para esse fim, até pela localização, uma vez que fica ma rua da escola primária. O edifício era o antigo lar de idosos, uma casa social que havia sido cedida pelo senhor Pinheiro à Câmara Municipal”.

Neste evento marcaram presença os fadistas Helena Brita; Toy Faria; Joana Nascimento; Manuel Ventosa; Rosa Maria; Paula Garcia; Ana Magarreiro; Jéssica Silva; Zézinha Morcela e Vítor Pires.

Na guitarra portuguesa esteve Paulo Cachínho e na viola de fado Flaviano Ramos.

O Grupo de Cantares d´Aldeia de Santa Eulália encerrou a noite.

Da ementa fizeram parte várias sopas servidas à descrição, venda solidária, bebidas e bifanas.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.