ActualRegional
24 Abril, 2018

Reguengos combate abandono escolar

Investimento de 373 mil euros cofinanciado em 85 por cento pelos fundos comunitários.

O Projeto + Sucesso vai combater o insucesso e o abandono escolar em Reguengos de Monsaraz. O programa é direcionado a alunos desde o 1º Ciclo do Ensino Básico até ao Secundário.

Através do + Sucesso pretende-se reforçar a articulação entre os membros da comunidade educativa e apoiar as famílias e os alunos na sua integração escolar. Assim, o projeto terá cinco ações que vão ser desenvolvidas por uma equipa constituída por licenciados em Psicologia, Educação Básica, Teatro e Serviço Social.

A primeira ação foi a constituição de um gabinete de apoio multidisciplinar, localizado na antiga Casa dos Juízes, que apresente uma resposta complementar à da escola na criação de uma dinâmica de trabalho que contribua para o sucesso escolar dos alunos referenciados. O projeto + Sucesso vai implementar também uma mediateca itinerante que percorrerá as freguesias rurais do concelho, possibilitando a promoção de literacias às crianças e jovens durante todo o ano, em articulação com a comunidade envolvente.

Outra ação visa a orientação parental e terá workshops e seminários para apoiar as famílias no percurso escolar dos seus educandos e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para que os possam acompanhar e compreender o seu desenvolvimento socio-afetivo e escolar. A quarta ação, intitulada “ConCentra-te”, tem como objetivo criar uma resposta diferenciada em contexto de sala de aula que promova novos estilos de trabalho e novos ritmos, de forma a capacitar os alunos e a promover o sucesso escolar.

A última ação do projeto, “Oficina de Expressões”, pretende contribuir para a evolução positiva dos processos de socialização, através do contacto com as artes performativas.

O projeto vai ser desenvolvido em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz,  e representa um investimento de 373 mil euros e é cofinanciado em 85 por cento no âmbito de uma candidatura efetuada através da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central aos fundos comunitários que recebeu a melhor avaliação da região Alentejo.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.