O 2º Encontro de Reabilitação Urbana decorre esta quarta-feira, 23 de novembro, no Colégio EspÃrito Santo da Universalidade de Évora. A iniciativa este ano volta a ter como objetivo reunir entidades públicas e privadas, para discutir novas dinâmicas de reabilitação urbana, em torno de experiências colaborativas e experiências construtivas.
A sessão de abertura, agendada para as 9:30, contará com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e da vice-reitora da Universidade, Ausenda de Cáceres Balbino.
Durante a manhã, o painel das experiências colaborativas contará com a moderação do Vereador Eduardo Luciano, e as intervenções de: Fernando Matos Rodrigues e António J. Cerejeira Fontes, que irão abordar a experiência sobre a participação dos moradores no processo de reabilitação da Ilha da Bela Vista, no Porto (Laboratório da Habitação Básica Participada); e de Tiago Mota Saraiva e Ana Catarino, que falarão sobre a participação dos moradores das Terras da Costa no projeto Cozinha Comunitária Almada (Ateliermob).
Por outro lado, com a moderação de Saudade Baltazar, do Departamento de Sociologia, Alexandra Paio e António Brito Guterres irão apresentar a parceria no âmbito do Curso de Territórios Colaborativos em Lisboa, (ISCTE, CML e Arquitetos sem Fronteiras) e, para finalizar, José Mendes e Henrique Velez apresentam a experiência do Grupo de trabalho no Bairro da Cruz da Picada em Évora (JFMHF e ADBES).
No perÃodo da tarde, o painel das experiências construtivas, moderado por João Pires, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, contará com a participação de Sofia Aleixo (VMSA, arquitetos), que abordará as metodologias éticas, construtivas e colaborativas no âmbito de experiência de reabilitação e restauro do Liceu Passos Manuel em Lisboa; com a apresentação de António Morais (FA/UL), que falará sobre o reforço sÃsmico não estruturais; de Carlos Fialho (FA/UL), que apresentará os critérios de autenticidade na reabilitação arquitetónica e urbana, e finalizando, com a participação de Vitor Cóias (GECoRPA), que falará sobre a reabilitação pouco intrusiva em edifÃcios antigos.
O 2º Encontro de Reabilitação Urbana destina-se a todas as instituições e profissionais (públicos e privados), assim como a todos os estudantes interessados sobre esta matéria, numa organização da Câmara Municipal de Évora e Universidade.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.