A comissão Política da Secção de Elvas do PSD emitiu um comunicado, no qual faz o balanço sobre os temas da reunião de câmara ocorrida no passado 11 de dezembro, na qual foram debatidas as Grandes Opções do Plano, o Orçamento e o Mapa de Pessoal para o Ano Económico de 2025.
Assim, referem “tal como na proposta de orçamento do ano passado, verifica-se que para 2025 continua a não existir uma estratégia de desenvolvimento económico para o Concelho de Elvas. Não se vislumbra qualquer projeto de longo prazo para fomentar a criação de mais riqueza, mais emprego e uma economia sólida no concelho.
A visão de futuro apresentada para Elvas traduz-se no investimento de quase metade do orçamento total (44,5 milhões de euros) – aproximadamente 50% – em habitação social do programa 1.º Direito, apoios sociais e asfaltamento da rede viária. Por outro lado, a verba destinada à promoção económica e empresarial do Concelho é de apenas 30 mil euros, ou seja, cerca de 0,067% do orçamento total. Este valor irrisório é revelador da irrelevância atribuída ao desenvolvimento da economia e do emprego por este executivo.
Quanto à tão anunciada Área de Acolhimento Empresarial e Logístico – MasterPlan e à Plataforma Logística, continuamos a aguardar desde 1994. É mais uma promessa que permanece por cumprir, sem qualquer progresso visível.
Na área da Saúde, o cenário é igualmente desolador. A verba alocada é inferior a 5 mil euros, representando menos de 0,011% do orçamento. Isto demonstra a escassa prioridade dada a uma área essencial para a qualidade de vida dos elvenses, onde a autarquia poderia desempenhar um papel complementar e determinante.
Outro exemplo de estagnação é o Antigo Centro Educativo de Vila Fernando, encerrado desde 2008 e ainda sem uma solução definitiva. Apesar da falta de ação por parte do executivo atual, o nosso compromisso mantém-se: apresentaremos o nosso projeto e continuaremos a lutar pelo futuro de Vila Fernando.
No setor do turismo, o investimento mais significativo para promover Elvas, Património Mundial, é o espetáculo comemorativo da classificação, com um custo previsto de 300 mil euros. No entanto, seria mais útil e eficaz investir este montante na criação de infraestruturas como mais WC públicos, sinalização e suportes informativos para os visitantes, bem como na reabilitação do Centro Histórico, que necessita urgentemente de ser tornado mais acolhedor e convidativo, tanto para residentes como para turistas.
Para além do debate sobre o orçamento de 2025, o PSD apresentou uma proposta relacionada com a realização do Circo de Natal 2024 no Coliseu de Elvas, que será transmitido pela RTP.
Considerando os termos do contrato de exploração da sala de eventos, sugerimos que se negocie com a concessionária a oferta de bilhetes gratuitos aos portadores do Cartão da Idade de Ouro, às famílias numerosas e a todas as crianças até aos 12 anos de Elvas. Esta medida, especialmente apropriada na época natalícia, incentivaria as famílias a assistir ao circo, ao mesmo tempo que ajudaria a reduzir os custos associados a essa experiência”, referem.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.