A Comissão PolÃtica Concelhia do PSD Elvas emitiu hoje um comunicado, no qual torna pública a sua posição relativamente aos danos que a intempérie provocou no telhado do complexo das piscinas municipais de Elvas, no âmbito da manutenção dos equipamentos do concelho.
Assim, escrevem:
“Desde agosto de 2023, que demonstramos a nossa preocupação por o municÃpio continuar a fazer uma manutenção curativa e não preventiva dos seus equipamentos municipais e do Património do concelho de Elvas.
Chegámos a abril de 2025 e assistimos ao arrancar do telhado do Complexo Municipal de Piscinas de Elvas devido a um fenómeno de vento extremo. Na reunião de câmara de 11 de dezembro de 2024, a vereadora Tânia Rico questionou o Sr. Presidente pois corriam rumores que uma parte da cobertura não estava segura e até estaria em risco de queda. Esses rumores foram então confirmados pelo Sr. Presidente e que de facto existiam esses graves problemas e que iriam ser resolvidos. O que é certo é que com o agravar das intempéries é necessário que a autarquia cada vez mais se mostre preocupada e precavida para estes eventos, tendo em conta a identificação prévia de situações de risco em equipamentos e monumentos.


Continuamos a demonstrar a nossa preocupação pela falta de resposta e rapidez por parte da Câmara Municipal de Elvas, em resolver os problemas identificados e não os resolver prontamente, o que agrava a deterioração e põe em risco, pessoas e património.
Relembramos, o caso da Rua dos Lagares, que continua fechada há anos por a muralha fernandina estar em perigo de queda e com a agravante de parte da avenida de S. Domingos poder abater.
Continuamos a demonstrar preocupação pelo estado degradado em que se encontra parte do património classificado de Elvas, como disso é o caso das guaritas presentes nas muralhas e fortes, em que temos como exemplo a queda de uma guarita no Forte da Graça em setembro de 2021 e que, há mais de quatro anos, aguarda ser reconstituÃda, vergonhosamente permanecendo os seus destroços à vista dos visitantes e turistas.
Agradecemos que haja mais preocupação e precaução por parte da Câmara Municipal de Elvas”, defende a Comissão PolÃtica Concelhia do PSD Elvas.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.