O projeto Pro-move-Te, da Associação Coração Delta, chegou esta quarta feira, 29 de abril, ao fim após um percurso de três anos.
Rui Nabeiro: “O Pro-move-Te tem uma atitude positiva”
O Comendador Rui Nabeiro, através de um vídeo, considerou que o programa “é uma arma para todos os jovens”, sendo que o mesmo transmite “uma boa imagem”, contribuindo também para uma aproximação “a nível estatístico aos restantes países europeus”.
O empresário lembrou que “a vida muda e há que haver conhecimento. O Pro-move-Te tem uma atitude positiva. Este é um sentimento que revela que vale a pena ensinar e aprender”.
O programa chegou ao fim nos concelhos de Campo Maior, Elvas, Portalegre e em conferência virtual, com mais de meia centena de participantes, foram apresentados os resultados globais e desta última temporada.
Taxa de sucesso de 53%
Assim, a nível global, o programa Promove-te alcançou 81 inserções no mercado de trabalho, a que corresponde uma taxa de sucesso de 53%.
24 Inserções no Mercado de Trabalho – 3ª Edição
Quanto a esta terceira edição do Pro-move-Te que abrangeu os concelhos de Elvas, Campo Maior e Portalegre e que contou com 42 jovens, foram conseguidas 24 inserções no mercado de trabalho, a que corresponde uma taxa de sucesso de 57%.
O PRO-MOVE-TE é uma equipa heterogénea de jovens desempregados/as com espírito dinâmico, comprometida e responsável pelo seu próprio processo de inserção laboral e solidário – porque também se comprometem e colaboram no processo de inserção laboral dos restantes membros da equipa – que participam no projeto de forma voluntária e que, coordenados por um treinador/a, se tornam visíveis para as entidades empregadoras, colaborando todos e todas entre si para conseguirem alcançar um objetivo comum: emprego.
João Muacho: “Projeto Dinâmico”
João Muacho, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, referiu que os jovens participantes neste programa demonstraram ser dinâmicos e criativos, tendo-se adaptado à nova realidade que vivemos, através do Promove-te on line.
“Este programa foi obrigado a adaptar-se às novas circunstâncias, através de um formato diferente e on line. Quero felicitar todos os intervenientes que aderiram a este projeto, aos treinadores e parceiros. Para todos os maiores sucessos no futuro”.
João Cardoso: “Oportunidade única em tempo de crise”
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, João Cardoso, considerou que “esta foi a melhor altura para o programa terminar e dos jovens irem para o mercado de trabalho, pois muitas vezes é em altura de crise que surgem oportunidades únicas”.
Vitória Branco: “Jovens mais empreendedores, dinâmicos e ativos”
Vitória Branco, vereadora na Câmara Municipal de Elvas, lembrou que a autarquia “recebeu o projeto com os dois braços abertos (…) conseguimos alcançar os desígnios deste programa: temos hoje jovens mais empreendedores, dinâmicos e ativos”.
O programa PRO-MOVE-TE é coordenado, pelo Coração Delta – Associação de Solidariedade Social.
Dionísia Gomes: “Promove-te tem ainda muito para escalar em Portugal”
Em representação do Coração Delta, Dionísia Gomes, lembrou que um dos objetivos do Promove-te passa por “preparar os jovens para um mundo cada vez mais competitivo e digital”.
A mesma responsável referiu que devido ao interesse do programa, o mesmo já foi extensível, através de uma versão piloto em cursos profissionais ao Centro Internacional de Pós Graduação Comendador Rui Nabeiro, com a colaboração do IEFP.
Por último, Dionísia Gomes reconheceu que o “Promove-te tem ainda muito para escalar em Portugal”.
Os jovens foram também chamados a deixar o seu testemunho nesta jornada digital.
Os Treinadores que acompanharam estes jovens ao longo deste percurso deixaram igualmente a sua opinião sobre a experiência.
Francisco Fragoso: “81 Colocações é um resultado meritório”
Francisco Fragoso, representante Regional – Portugal Inovação Social, lembrou a importância da “mobilização do investimento público e privado na resolução de problemas sociais que infelizmente não conseguimos mitigar”, acrescentando que o “desemprego é um dos problemas mais robustos que temos na nossa região”.
Reportando ao resultado de 81 casos de empregabilidade, através deste programa, Fragoso considerou-o um “valor meritório, sendo que mesmo os que não foram encaixados no mercado de trabalho têm agora competências para o futuro”.
Hugo Hilário: “Os jovens devem ser os protagonistas da sua própria carreira”
O Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, recordou que o projeto arrancou em 2018 no concelho de Ponte de Sor.
“O objetivo passa por promover a constante aquisição de competências profissionais e pessoais. Os jovens devem ser os protagonistas da sua própria carreira. Este programa também lhes permitiu uma aproximação às empresas”.
O autarca relatou na conferência virtual a experiência que o próprio vivenciou no seu concelho.
“Em Ponte de Sor, no final do projeto, todos os participantes tinham uma postura mais assertiva”.
A nível do Alto Alentejo, Hugo Hilário, destacou a importância de aqui se criar emprego, riqueza para alcançar maior qualidade de vida. Para o autarca, tal só é possível, através “da preparação dos jovens”.
Ricardo Pinheiro: “Passagem de conhecimento entre gerações”
O deputado na Assembleia da República pelo distrito de Portalegre, Ricardo Pinheiro, lembrou da importância de trabalhar na “fixação de recursos humanos no Alentejo”, sublinhando a relevância da “passagem de competências e conhecimento inter-geracional”.
“O Promove-te é também uma forma de transmitir conhecimento entre gerações”.
Roberto Cabral e Angela Monteiro foram os anfitriões desta jornada digital de encerramento do Promove-te.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.