ActualRegional
7 Fevereiro, 2026

Presidente da Câmara de Estremoz apela à tranquilidade e ao alerta face à depressão Marta

O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, dirigiu esta sexta-feira uma mensagem clara à população, apelando simultaneamente à tranquilidade e ao estado de alerta, no âmbito da depressão Marta, que está a atingir o país e que coloca o concelho de Estremoz sob alerta laranja do IPMA.

A comunicação surge na sequência da reunião da Comissão Municipal Restrita de Proteção Civil de Estremoz, realizada na passada sexta-feira, com o objetivo de preparar, planear e antecipar as condições de segurança para este sábado, dia em que se preveem condições atmosféricas adversas, com chuva persistente e vento forte.

Na sua declaração, o autarca sublinhou a importância da tranquilidade, assegurando que o município está preparado e devidamente articulado para responder a qualquer eventualidade.

“Tranquilidade porque a Proteção Civil Municipal reuniu e está articulada. Temos um plano de contingência que envolve as freguesias, o centro de saúde, os bombeiros, os agentes de segurança e de emergência e socorro”, afirmou.

Em simultâneo, José Daniel Sadio deixou um forte apelo ao alerta e à responsabilidade individual, reforçando a necessidade de cumprimento rigoroso das recomendações das autoridades.

“Alerta para que todos consigamos cumprir aquilo que se espera, nomeadamente não realizar deslocações desnecessárias, fechar bem portas e isolar janelas. Se todos cumprirmos, certamente que esta situação passará e não haverá danos a lamentar, sobretudo humanos.”

No âmbito da estratégia preventiva definida, a Câmara Municipal de Estremoz decidiu cancelar todos os eventos previstos para este sábado, incluindo os mercados, bem como encerrar todas as instituições municipais, nomeadamente equipamentos desportivos e culturais, com o objetivo de prevenir e dissuadir deslocações no território.

O Presidente da Câmara concluiu a sua intervenção com uma mensagem de confiança e prontidão:

“Estamos a postos.”

O Município de Estremoz continua a acompanhar a evolução da situação, apelando à colaboração de toda a população para que, em conjunto, seja possível atravessar este período de instabilidade meteorológica em segurança.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.