ActualRegional
2 Janeiro, 2016

O futuro no Céu – Reportagem Perspetiva

Em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, um cluster aeronáutico forma pilotos oriundos de todo o mundo.

A escola de pilotos localiza-se no aeródromo municipal de Ponte de Sor, desde 2013. Assume-se como um dos maiores centros de formação de pilotos do mundo, com mais de 24.000 metros quadrados, uma pista de 1800 metros com ILS (Instrument Landing System) e apresenta fortes parcerias com alguns dos maiores players de aviação a nível mundial, tornando-nos o centro de treino aprovado para a Jeppesen Boeing, IATA e a Emirates Aviation College.

Anualmente dá ao mercado mundial da aviação uma média de duzentos pilotos, prevendo aumentar o rácio para quatrocentos – o limite em termos de frota e capacidade de resposta.

“Ponte de Sor tem condições únicas porque temos uma equipa experiente, o excelente clima do Alentejo e um espaço aéreo que a nível internacional só rivaliza com Flórida e Arizona (Estados Unidos da América) ”, atesta Nelson Ferreira, vice-presidente da G Air Training Center.

As ofertas formativas disponibilizadas são várias, contudo a carreira mais procurada é a de piloto de linha aérea.

Forte Impacto em Ponte de Sor

A crescente procura desta formação tem trazido ao Alentejo aspirantes a pilotos de todos os continentes e o impacto a nível económico tem sido considerável.

“Neste momento não existem casas para alugar em Ponte de Sor e mesmo durante a semana os restaurantes estão cheios”, ilustra Rogério Alves, vereador naquele município alentejano.

Para breve estão previstos mais investimentos para o aeródromo municipal, nomeadamente a abertura de empresa portuguesa de drones, que criará mais 60 postos de trabalho e o desenvolvimento do Campus universitário e tecnológico.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.