ActualRegional
1 Abril, 2022

Nutriprado dá cartas em projeto internacional

Empresa elvense é a representação portuguesa em programa europeu.

A empresa Nutriprado, do empresário elvense Vasco Abreu, promoveu em Elvas esta terça feira, 29 de março, um Seminário, em parceria com a Life Resilience.

O encontro que reuniu investigadores, académicos, técnicos do programa, agricultores e empresários do setor decorreu no Forte da Graça.

Vasco Abreu – Nutriprado

O anfitrião Vasco Abreu, em representação da Nutriprado deu início aos trabalhos de apresentação, reflexão e debate sobre o tema da implementação do Projeto Life Resilience, que se dedica à prevenção da Xylella Fastidiosa em plantações intensivas de azeitona e amêndoa aplicando práticas produtivas de agricultura verde.

No final, Vasco Abreu fez um balanço muito positivo da iniciativa.

“Eu penso que foi um sucesso. Foi um seminário, no qual eu tive a preocupação de juntar o conhecimento e a prática. As pessoas convidadas para divulgar o projeto e as que participaram na mesa redonda aportaram valor ao tema”, considerou.

“Hoje foi o momento em que transmitimos o conhecimento adquirido, no âmbito do projeto “Life Resilience” ao longo destes três anos. Os principais objetivos foram alcançados. Demorou, mas eu acho que valeu a pena. Foi um projeto que vai terminar com boas práticas e soluções e que vai resolver alguns problemas da Comunidade Europeia em relação à xylella”, concluiu o empresário elvense.

Participaram neste seminário Olga Martins, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo; José Calado, Diretor Regional da Agricultura e a vereadora na Câmara Municipal de Elvas, Paula Calado.

Os temas em análise foram: “A digitalização nas práticas sustentáveis no olival e amendoal”; “O papel das associações, instituições e cooperativas no projeto Life Resilience”; “Biodiversidade funcional como ferramenta de limitação natural de pragas” e o “Enrelvamento na Entrelinha”.

José Maria Falcão

José Maria Falcão, em representação da Associação Interprofissional da Fileira Olivícola e da Azeitonices foi o moderador na mesa redonda que teve como participantes Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP – Innov Plant Protect; José Calado, Diretor Regional da Agricultura; Manuel Barrera da Herdade do Charqueirão e Ricardo Miguelanez (Agrifood).

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.