ActualRegional
20 Fevereiro, 2024

21 de fevereiro é o Dia Internacional do Guia-Intérprete

O dia internacional do guia-intérprete assinala-se esta próxima quarta-feira, dia 21 de fevereiro.

A celebração do dia internacional do guia-intérprete, comemorado anualmente a 21 de fevereiro, tem sido promovido desde 1990 pela WFTGA (Federação Mundial de Associações de Guias), à qual se une desde a sua fundação a AGIA – Associação de Guias-Intérpretes do Alentejo.
A AGIA foi fundada em 24 de Junho de 2003, partindo da premissa das especificidades da região Alentejo e do carácter pluriculturalidade que é exigida a estes profissionais.

Criada a primeira associação de técnicos de informação turística de Portugal em 2003


Assim um grupo de guias-intérpretes nacionais que há muito trabalhavam no Alentejo, conjuntamente com novos profissionais chegados à região e os então recém formados guias-intérpretes regionais vão criar a primeira associação de técnicos de informação turística de Portugal, sedeada em Évora, cidade-âncora do turismo na região.
Passados mais de vinte anos após o incentivo dos fundadores, e apesar da desregulamentação da profissão ocorrida em 2011, cada vez é mais notória a necessidade da união dos profissionais de informação turística em torno à associação que os representa no Alentejo, tanto mais os novos desafios que se apresentam nos próximos anos.

“Os guias-intérpretes são os verdadeiros anfitriões de quem visita Portugal”

Verónica Chinca


Segundo Verónica Chinca, presidente da direção da AGIA, “os guias-intérpretes são os verdadeiros anfitriões de quem visita Portugal, e no caso o Alentejo. Celebrar o dia 21 de fevereiro, é a demonstração de que temos orgulho na nossa profissão, que adoramos exerce-la e partilhar a cultura da região com quem nos visita”.
O exercício da profissão de guia-intérprete rege-se pela qualidade e pelo profissionalismo, sublinhado no objetivo da existência da AGIA, ou seja, na divulgação, incentivo e na promoção da carreira profissional de guia-intérprete e a contribuição para o prestígio e dinamização do turismo na região, mediante a cooperação recíproca entre os profissionais da área. Assim, a AGIA tem vindo a estabelecer desde há muitos anos laços de colaboração com a ERT do Alentejo e comissões municipais de turismo,
Universidade de Évora e Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, sendo ainda associada da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.
Os guias-intérpretes associados da AGIA usufruem de ações de formação internas, e cara aos novos desafios do turismo no Alentejo, prepara-se a certificação dos novos profissionais que escolhem esta área de trabalho, devendo estes ser conscientes que o exercício profissional passa por uma constante atualização dos conhecimentos, que vão muito além da comunicação de conteúdos de caracter histórico e patrimonial, trata-se, na verdade, de criar um vínculo entre a cultura do Alentejo, em sentido lato, e
aquela que trazem os visitantes desde os seus países de origem.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.