ActualRegional
27 Abril, 2016

Ministro da Economia inaugura FIAPE

A Feira Internacional Agro-Pecuária de Estremoz – FIAPE decorre em Estremoz até 1 de maio, próximo domingo.

Ministro da Economia: “FIAPE é uma feira importante”

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral presidiu à cerimónia de abertura e visitou o certame. No final, considerou que “feiras como a FIAPE mostram a importância dos produtos tradicionais e a diferenciação e o valor que eles criam, através da valorização dos produtos regionais e da valorização da experiência turística de quem nos visita”.

Fiape-2

Luís Mourinha: “Temos mais expositores este ano”

No decorrer do certame são esperados milhares de visitantes. A edição deste ano conta com um reforço a nível dos participantes, como confirmou Luís Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz.

“Temos cerca de 450 expositores no total e aumentámos a presença de uma área muito importante como é a do equipamento agrícola. Estamos otimistas que corra tudo pelo melhor nesta edição”.

A FIAPE é organizada em conjunto pelo município de Estremoz e a ACORE – Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz.

Para Joaquim Namorado, vice-presidente deste organismo estes dias de exposição é de extrema importância para os criadores.

“A FIAPE é um ponto de encontro. Os agricultores vêm aqui escolher reprodutores tanto de animais ovinos como bovinos com o objetivo de melhorarem as suas explorações. Geralmente criam raças puras com as nossas autóctones para melhorarem a produção”.

Fiape-3

FIAPE: A montra de divulgação das raças

Os melhores e mais premiados criadores marcam presença na FIAPE. Depois da distinção na OVIBEJA, a Casa Agrícola João Gordo Mendes Herdeiros mostra-se em Estremoz.

“É muito importante para a divulgação das raças e para a divulgação dos criadores e para mostrar-mos a qualidade dos nossos animais”, atestou Mário Mendes.

Fiape-4

Impulso no Turismo

Com a FIAPE a decorrer em Estremoz perspetiva-se um aumento de turistas por estes dias na região.

“Este tipo de certames é o clique que leva o turista do sofá para a realidade, ou seja, quem pensa em visitar o Alentejo aproveita porque está a decorrer a FIAPE e há um programa de animação complementar que é convidativo para conhecer o território”.

A 30.ª FIAPE e a 34.ª Feira de Artesanato decorrem na cidade de Estremoz até 1 de maio com a presença de cerca de 450 expositores em diversas áreas de atividade: pecuária, artesanato, maquinaria agrícola, comércio e indústria, produtos regionais, instituições e ramo automóvel.

Fiape-5

Instituto Politécnico de Portalegre presente na FIAPE

Estará assegurada a animação diária do certame, com a realização de várias atividades de carácter cultural, desportivo e recreativo, com destaque para as atuações de Diogo Piçarra, Mickael Carreira, The Gift, Agir, Kura e uma tarde dedicada ao Alentejo, com cante alentejano, folclore e música tradicional.

As noites da FIAPE continuam após os espetáculos e prolongam-se até ao romper do dia seguinte, com discotecas e bares a assegurar a animação noturna.

Os bilhetes e passes para entrada no recinto continuam à venda no Posto de Turismo de Estremoz (até dia 28 de abril), na bilheteira online e nas lojas 18 20, ABEP, ALVA (Espinho), CTT, El Corte Inglés, FNAC, Gazeta das Caldas, GetAway, Pousadas da Juventude, Serveasy, Worten e nas bilheteiras do recinto. Aconselha-se a aquisição antecipada de ingressos, evitando filas nas bilheteiras e garantindo a entrada no recinto, em caso de lotação esgotada.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.