O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, esteve ontem, em Évora, reunido com Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, Ana Paula Amendoeira, diretora-regional de Cultura do Alentejo e Paula Mota Garcia, Coordenadora da Equipa de Missão Évora_27, para abordar questões relacionadas com a Capital Europeia da Cultura.
Depois da designação oficial de Évora, e o Alentejo, como Capital Europeia da Cultura em 2027 pelo Ministério da Cultura português, em fevereiro passado, este é mais um passo na implementação da iniciativa, que Portugal voltará a acolher dentro de quatro anos, depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).


Entre os tópicos na agenda, estiveram a constituição da entidade de governança responsável pela gestão e execução de Évora_27, a definição do cronograma de financiamento, e as necessidades de investimento em reabilitação e construção de infraestruturas.
À saída do encontro, os responsáveis anunciaram para o próximo dia 16 de maio, a apresentação de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, em sede de Conselho da União Europeia, assim como a intenção de formalizar a assinatura de um protocolo entre o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Évora para o desenvolvimento do processo, algo que deverá acontecer antes do verão.
Depois de um processo de seleção para o qual concorriam 12 cidades portuguesas, Évora foi oficialmente
designada Capital Europeia da Cultura em fevereiro de 2023. Évora_27 propõe o VAGAR – “enquanto plena consciência de que nós, enquanto humanos, estamos sempre em relação com tudo o que nos rodeia – como resposta urgente de futuro para os desafios que a Humanidade enfrenta. Questionando a nossa posição de dominância, o VAGAR envolve coevolução, contenção, criação e construção, tempo e espaço, memória e coletivo, resiliência e tensão e surge como “uma outra arte de existência”.
Évora_27 Capital Europeia da Cultura é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA. Évora_27 conta com apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo que representam os 47 municípios da região.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.