ActualRegional
9 Junho, 2018

Manifestação Antinuclear é este sábado,

São cada vez mais as vozes que em Portugal e em Espanha contestam o projeto de abertura de uma mina a céu aberto a apenas 40 km de Portugal.

A Manifestação Anual Ibérica Antinuclear é este sábado, 9 de junho, em Salamanca. A Quercus vai juntar-se a diversas organizações espanholas e portugueses que lutam pelo encerramento desta Central Nuclear e pelo fim do Nuclear em Espanha.

Os principais objetivos do protesto, que vai decorrer pelas 17:30, passam por manifestar a posição contrária à construção de uma mina de urânio a céu aberto localizada em Retortillo, a apenas 40 km da fronteira com Portugal, e pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz, que fica situada junto ao rio Tejo, na província de Cáceres, em Espanha, a cerca de 100 km da fronteira com Portugal.

Exploração de urânio em Retortillo

São cada vez mais as vozes que em Portugal e em Espanha contestam o projeto de abertura de uma mina a céu aberto a apenas 40 km de Portugal. Segundo a Quercus, se este projeto, a avançar, trará consigo inúmeros e significativos impactes para os dois lados da fronteira, onde se incluem o abate de cerca de 30.000 azinheiras, o risco de contaminação atmosférica com poeiras radioativas, escorrências de materiais radioativos que chegarão ao rio Douro e a contaminação dos solos com metais pesados.

O programa de dia 9 de junho, sábado, em Salamanca

Do programa para o dia 9 de junho em Salamanca constará um debate sobre a Energia Nuclear, a decorrer durante a manhã, no Centro Cultural Julian Sánchez. Depois, cerca das 16 horas, decorrerá uma Assembleia do Movimento Ibérico Antinuclear e cerca das 17:30 terá início a manifestação propriamente dita, que consistirá numa marcha a pé de cerca de 1 km pela cidade de Salamanca, desde a Plaza Concordia até à Plaza San Roman.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.