ActualDesportoRegional
8 Junho, 2021

“Let Children Play” numa parceria entre o IPP e AFP

Projecto Link Me Up – 1000 ideias – Sistema de Apoio à Cocriação de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo.

O Politécnico de Portalegre apresentou na última semana o trabalho realizado por nove equipas no âmbito do Projecto Link Me Up – 1000 ideias – Sistema de Apoio à Cocriação de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo.

Um dos trabalhos realizados teve como parceiro a Associação de Futebol de Portalegre e incidiu sobre a problemática dos constrangimentos intrínsecos à formação dos jovens futebolistas.

“Let Children Play” ou “Deixem as crianças brincar” é o nome do projecto que surgiu para que fosse encontrada uma solução que tornasse as crianças mais felizes, permitindo que se divertissem a jogar futebol.

Os trabalhos, realizados ao longo de várias semanas por mais de meia centena de alunos, dez professores e nove empresas/instituições, tiveram como objetivo refletir e apresentar soluções sobre desafios reais, numa perspetiva de apresentação de sugestões e orientação estratégica futura.

O trabalho foi realizado por Filipa Barroso, Mariana Reis, Renan de Andrade, Fábio das Neves, Beatriz Guita e Henrique Canha, seis jovens estudantes que integraram o projecto Demola, tiveram como facilitador o professor Paulo Ferreira (Politécnico de Portalegre) e como parceiro a Associação de Futebol de Portalegre, representada na apresentação (final pitch) pelo seu vice-presidente, António Casa Nova.

Stress e pressão que separa as crianças da diversão

No âmbito deste trabalho, o grupo entrevistou pais, atletas, árbitros e treinadores, e demonstrou a forma como, muitas vezes, os pais dos jovens jogadores se apresentam como um entrave ao seu desenvolvimento e crescimento enquanto atletas, bem como o factor de stress e pressão que separa as crianças da diversão que se pretende na prática desta modalidade.

Realizado o diagnóstico, este grupo procurou depois apresentar soluções com vista a impedir que “este mundo encantado do desporto e da diversão se torne algo negativo para todas as pessoas que gostam de usufruir dele”.

Este trabalho resultou num relatório que foi já apresentado e que brevemente será disponibilizado aos clubes e agentes desportivos filiados na Associação de Futebol de Portalegre, que defende igualmente que “as crianças devem disfrutar cada vez mais de praticar futebol sem que se sintam pressionados ou frustrados, podendo disfrutar ao máximo do maior e principal objectivo: divertirem-se”.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.