O Webinar “Compreender o garanhão – uma perspetiva prática” no âmbito do projeto EQUIMAIS decorre na próxima terça feira, dia 28 de maio, na Coudelaria de Alter do Chão, numa iniciativa promovida pelo Instituto Politécnico de Portalegre – IPP.
Este webinar aborda o treino do garanhão para a colheita de sémen e o maneio reprodutivo. Terá uma componente teórica que se realizará online (mediante inscrição) – para a qual não existe limite de vagas – e uma prática na qual podem participar oito pessoas.
Este webinar destina-se a veterinários, zootécnicos, equitadores e outros profissionais do setor.
O orador é o Médico Veterinário Juan María Gallardo Bolaños, doutorado em 2014 pela Universidade da Extremadura na área da reprodução equina.
É co-autor de diversos artigos científicos e possui uma vasta experiência em produção e clínica de cavalos, tendo trabalhado como especialista em reprodução equina na empresa EquusIberica Reproducción SL, Madrid entre 2016-2019. Atualmente colabora na Direção Técnica da “Federación Española de Asociaciones de Ganado Selecto”.
Projeto EQUIMAIS:


O projeto conta com uma equipa pluridisciplinar na área da produção equina. É coordenado pela Universidade de Évora, tendo como parceiros o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Santarém, e visa difundir conhecimento científico sustentado na área, realizando para isso diversas formações e publicações.
Foram propostas tarefas específicas nas seguintes áreas: diagnóstico e tratamento de éguas; recolha e transferência de embriões; avaliação e seleção de garanhões; utilização de marcadores genéticos; comportamento de garanhões; maneio de poldros; nutrição e eficácia reprodutiva.
Estas tarefas visam a capacitação de técnicos e o desenvolvimento tecnológico da cadeia produtiva, permitindo um salto quantitativo e qualitativo importante na produção e criação de cavalos na região do Alentejo.













There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.