ActualRegional
28 Abril, 2025

FIAPE em Estremoz arranca já na próxima quarta-feira, dia 30

É já nesta próxima quarta-feira, 30 de abril, que arranca mais uma edição da FIAPE – Feira  Internacional de Agropecuária de Estremoz, que decorre até  4 de maio, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz Eng. André de Brito Tavares. Trata-se de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Estremoz e da ACORE – Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz.

Em paralelo decorrerá a 41.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, que habitualmente conta com a participação de mais de uma centena de artesãos, a trabalhar ao vivo, e com trabalhos nos mais variados materiais: barro, cortiça, madeira, rendas, mármore, vime, vidro, ourivesaria, entre outros. Esta feira é uma das mais conceituadas a nível nacional e uma das mais importantes a sul do Tejo.

“Que seja uma Grande FIAPE e que Estremoz se promova e promova os seus nestes cinco dias”

José Daniel Sádio

José Daniel Sádio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, considera que “será a melhor FIAPE de sempre, como costumamos dizer. Está tudo preparado para que assim seja. Vamos ter agropecuária e exposições de gado de topo, com concursos de topo e aquela, que já é considerada por muitos como a melhor feira de artesanato do país, com a excelência do nosso artesanato de norte a sul do país e ilhas. Temos igualmente um grande cartaz para a componente de diversão noturna. Que seja uma Grande FIAPE e que Estremoz se promova e promova os seus nestes cinco dias”.

A FIAPE é um certame de valorização e promoção socioeconómica e turística do Concelho de Estremoz e da Zona dos Mármores, integrando diversas mostras das atividades com maior peso económico no Concelho e na Região: agropecuária,  artesanato, mármore, produtos regionais, gastronomia, mostra institucional e atividades comerciais e industriais.

Para além destas mostras, a feira conta ainda com a realização de colóquios sobre variadas temáticas e atividades culturais e desportivas, que funcionam como meio complementar de atração de visitantes.

A exposição agropecuária continua a ser um dos sectores com maior representatividade na feira, apesar de nos últimos anos se ter verificado um declínio do sector agrícola em Portugal. A par da exposição realizam-se concursos de raças ovinas (Merino Branco, Merino Preto, Merino Precoce e Ile de France) e bovinas (Concurso Nacional da Raça Limousine e Charolesa). Decorrem ainda colóquios técnicos sobre variadas temáticas atuais, relacionadas com o sector agropecuário.

A inauguração do certame está agendada para as dez da manhã.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.