ActualRegional
29 Março, 2024

Festival Terras do Borrego para visitar em Sousel até Domingo de Páscoa

A entrada do público no Festival é gratuita.

Até Domingo de Páscoa, 31 de março, todos os caminhos vão dar a Sousel, que por estes dias é a Capital do Borrego.

O Festival Terras do Borrego decorre no Pavilhão Multiusos daquela vila alentejana e reúne cerca de 25 expositores com os melhores produtos endógenos da região.

Todos os municípios do distrito de Portalegre, à exceção de Elvas e Nisa, estão aqui representados, promovendo o que de melhor têm para oferecer ao público e visitantes.

O Festival agrega assim um conjunto de vários concelhos que por estes dias realizaram a quinzena gastronómica do Borrego em cerca de 120 restaurantes do Alto Alentejo.

Agora, no decorrer do Festival, a mesa principal é servida em Sousel, tendo como ementa o borrego, produto certificado.

Manuel Val̩rio РPresidente da C̢mara Municipal de Sousel

Manuel Valério, Presidente da Câmara Municipal de Sousel, sublinhou a importância deste evento e referiu que o próximo passo será a concretização do projeto do Centro Interpretativo do Borrego.

Hugo Hilário – Presidente CIMAA

Hugo Hilário, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo aplaudiu a união entre os concelhos do distrito e considerou que esta “unificação” em prol da região é o caminho mais profícuo.

Jos̩ Manuel Santos РPresidente ERT

José Manuel Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo considerou o dia do início do Festival (29 de março) “muito importante, na medida em que nasce aqui um novo produto/evento turístico para a região (…) temos de o conseguir transformar num importante cartaz nacional e transfronteiriço”.

José Daniel Sádio – Presidente da Câmara Municipal de Estremoz

José Daniel Sádio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, destacou o facto deste Festival “valorizar toda a região Alentejo” e, por isso, o autarca diz ter a certeza que tem “sucesso garantido”.

Jọo Grilo РPresidente da C̢mara Municipal de Alandroal

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, sublinhou a importância deste evento, na medida em que “promove mais um produto endógeno: o borrego”, acrescentando que desta forma “damos mais um importante passo para a afirmação da nossa (Alentejo) identidade”.

Luís Rosinha – Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior

Por sua vez, Luís Rosinha, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, realçou o facto de o seu concelho apresentar neste Festival a sua “marca territorial: “Onde Tudo de faz Flor”, ao mesmo tempo que parabenizou o município de Sousel pela realização deste evento “que é também de todos os municípios do Alto Alentejo”.

Sousel, Capital do Borrego

A afirmação de Sousel enquanto Capital do Borrego baseia-se na importância histórica e económica do gado ovino para o concelho, cuja qualidade é reconhecida através da Indicação Geográfica Protegida (IGP) do Borrego do Nordeste Alentejano.

Para além deste reconhecimento, Sousel acolhe a principal exploração de carne de borrego nacional, que é também a maior da Europa com certificação em bem-estar animal, a Pasto Alentejano, bem como cerca de uma centena de pequenos produtores com um importante impacto na economia nacional.

O Festival Terras do Borrego em Sousel une a cultura à animação e à gastronomia onde o borrego é o prato principal.

Para além do Pavilhão Terras do Borrego, espaço que acolhe mais de 25 expositores e uma área de conferências, pode encontrar ainda neste festival uma Zona Infantil dedicada aos mais pequenos, com atividades lúdicas e uma área de exposição animal, uma Zona de Restauração que, para além de reunir as principais iguarias regionais, é palco de diversos showcookings apresentados por afamados chefs.

Por fim, o Palco Musical, será o centro de grandes espetáculos.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.