A Sociedade Portuguesa de Feridas está a desenvolver em Arronches o estudo Artérias-sãs – Diagnóstico da Doença Arterial Periférica na População de Arronches, uma iniciativa pioneira a nível nacional que decorre no âmbito do protocolo estabelecido com a autarquia local.
O objetivo passa por identificar e acompanhar casos de doença arterial periférica em pessoas com 50 ou mais anos, uma patologia que tende a surgir sobretudo a partir dos 55 anos e que, em muitos casos, evolui silenciosamente, podendo originar complicações cardiovasculares graves.


Os rastreios iniciaram-se a 19 de agosto e decorrem no Centro Cultural de Arronches todas as terças-feiras, das 14:30 às 17:00, e aos sábados, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00. A iniciativa será igualmente alargada às freguesias de Esperança e Mosteiros, com datas a anunciar pelo município.
A participação é gratuita e voluntária, sendo apenas necessário assinar um termo de consentimento informado. As marcações podem ser efetuadas presencialmente na Câmara Municipal ou através do telefone 245 580 080.
O exame de rastreio é feito através do índice tornozelo-braço, um método simples, rápido e não invasivo que permite avaliar a circulação sanguínea nos membros inferiores. Os resultados são entregues de imediato, acompanhados de orientações para eventual acompanhamento médico, caso sejam detetados valores sugestivos da doença.











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.