ActualRegional
12 Julho, 2025

“Estremoz não pode voltar atrás”: Sádio lança recandidatura com compromisso de década histórica para o concelho

Apostado na continuidade e transformação, o socialista apresentou a sua equipa e uma agenda ambiciosa de investimento, habitação e requalificação urbana.

O atual presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, apresentou esta sexta-feira, 11 julho, à noite, no Jardim Municipal, a sua recandidatura pelo Partido Socialista, sob o lema “Verdade e Compromisso com Todos”.

Acompanhado pelos membros da sua equipa, Sónia Caldeira, Luís Pardal, Carla Machado, Rita Caldeira, Maria Pico e José Ginja, Sádio assumiu a vontade de dar continuidade ao trabalho iniciado no seu primeiro mandato.

No seu discurso, Sádio destacou o caminho percorrido ao longo dos últimos quatro anos, referindo que foi “uma caminhada breve, mas longa”, vivida com “boas energias”. Afirmou-se confiante no futuro, garantindo que “o amanhã vai continuar a sorrir”, e frisou: “Esta noite chegar aqui, tem a ver com o passado, porque eu tenho muito orgulho no que percorremos. Estou comprometido com o futuro de Estremoz.”

Entre os principais temas abordados estiveram os investimentos realizados pela autarquia ao longo do mandato, tendo feito uma viagem pelo trabalho desenvolvido. Sádio recordou a reestruturação do estaleiro municipal, a renovação da frota automóvel, com a aquisição de 26 viaturas, dois autocarros, num investimento de 2,2 milhões de euros: “Não há memória neste município”, referiu.

“4 Anos de mandato com 12 milhões de investimento”

José Daniel Sádio

O candidato fez questão de sublinhar que “tudo isto foi feito sem recorrer a empréstimos ou fundos comunitários”, referindo que os investimentos municipais ao longo dos quatro anos totalizaram 12 milhões de euros.

Nas áreas da educação, saúde e ação social, foram referidos investimentos em parques infantis, atribuição de cadernos escolares, transporte gratuito até ao 12.º ano, bolsas de mérito para o ensino superior, refeitórios escolares e a criação de um ATL para 100 alunos. No setor da saúde, Sádio destacou a criação de duas novas extensões em Veiros e Évora Monte, o reforço das urgências básicas com três médicos, e a requalificação de espaços, com mais consultórios.

Na ação social, destacou o Cartão Estremoz+ Saúde, com apoio anual de 150 euros em medicamentos, apoio à natalidade (mil euros) e melhoria dos serviços sociais da autarquia. As instituições sociais e de socorro do concelho também foram abrangidas: Bombeiros e Cruz Vermelha receberam apoios financeiros e materiais, com destaque para a aquisição de ambulâncias e fardamento novo para os 50 elementos do corpo ativo dos bombeiros, totalizando um investimento de 1 milhão de euros nestas duas instituições.

No domínio das infraestruturas, Sádio mencionou intervenções nas piscinas, no Largo 25 de Abril, em Veiros, no Largo 1.º de Maio, em Arcos e na pavimentação de várias estradas e arruamentos. Foram também realçadas as obras no Rossio, na Praça do Aviador em Évora Monte, na Praça de Toiros da cidade e a recuperação do Teatro Bernardim Ribeiro.

“A água em Estremoz não está bem, mas está muito melhor”

José Daniel Sádio

Relativamente ao abastecimento de água, o autarca reconheceu que “a água em Estremoz não está bem, mas está muito melhor”, lembrando que foram instalados 2.700 contadores inteligentes e requalificadas várias condutas, com resolução de problemas de pressão em diversas zonas.

Apoio às freguesias e transparência foram também bandeiras do atual executivo, com 900 mil euros atribuídos às nove freguesias (100 mil cada), apoio a todas as IPSS em igualdade de circunstâncias, e a transmissão em direto das reuniões de Câmara e Assembleias Municipais.

Compromisso com novo mandato: 6,5 milhões de euros para continuar a transformar o concelho

Para o próximo mandato, José Daniel Sádio compromete-se com novos investimentos: a construção do canil municipal (em obra), a criação do Centro Empresarial de Estremoz, a requalificação da Escola Básica Sebastião da Gama (5 milhões de euros, com financiamento a 100%), bem como a requalificação do espaço da Mata Municipal (concurso a decorrer), o Mercado Abastecedor, reforço da rede de contentores e a requalificação da zona envolvente ao bairro de Santiago e do centro histórico, com destaque para a zona contígua à Galeria Dom Dinis – Miradouro.

No setor das águas, a candidatura compromete-se a continuar a substituição de condutas, num investimento de 2,5 milhões de euros, e prevê, no âmbito do novo quadro comunitário Portugal 2030, mobilizar uma verba de 6,5 milhões de euros para continuar a transformar o concelho.

“Não se deve andar de saltos altos e fazer demagogia”

José Daniel Sádio

Com um discurso firme e um balanço de obra feito ao detalhe, José Daniel Sadio mostrou-se determinado em prosseguir o trabalho iniciado em 2021, afirmando que “não se deve andar de saltos altos e fazer demagogia”, mas sim sentir os problemas das pessoas e resolvê-los com seriedade.

José Daniel Sádio reforça ambição na recandidatura à Câmara de Estremoz com novos investimentos e projetos estruturantes

Após recordar o investimento de 12 milhões de euros sem recorrer a empréstimos ou fundos comunitários, Sádio avançou agora com novos projetos, alguns já em execução e outros em fase de candidatura, incluindo, pela primeira vez, recurso a financiamento bancário para responder a necessidades estratégicas do concelho.

Entre os destaques anunciados, está a construção de um novo Pavilhão Desportivo Municipal, cujo projeto, que está em fase de execução se encontra na reta final e que, ao contrário de anteriores investimentos, recorrerá a empréstimo bancário, justificando-se “pela relevância da infraestrutura para o concelho”. Também o Pavilhão do Parque de Feiras será alvo de uma intervenção, com vista à sua requalificação e modernização.

Ao nível das infraestruturas básicas, Sádio prometeu dotar todas as freguesias sem ETAR com redes de saneamento funcionais, um compromisso que classificou como fundamental para garantir dignidade e qualidade de vida em todo o território.

Outra medida de peso anunciada foi o desbloqueio do projeto da variante à estrada do IP2, uma obra há muito reclamada pela população para retirar o trânsito de pesados do centro da cidade. O autarca revelou que, após vários entraves e atrasos, interveio junto do Governo e conseguiu garantir o avanço da obra: “Vai-se avançar com a execução. Vamos reivindicar com firmeza esta variante do IP2 para libertar Estremoz do fluxo rodoviário de pesados no interior da cidade.”

Loteamento na Avenida Santa Isabel desbloqueado

No setor da habitação, José Daniel Sadio revelou que foi finalmente desbloqueado o projeto do loteamento da Avenida Santa Isabel, prevendo-se a construção de 150 fogos, entre moradias e apartamentos, num investimento de 2,1 milhões de euros. O processo, que aguardava validação do Tribunal de Contas, obteve ontem (10 julho) o visto final, permitindo agora ao Primeiro-Ministro despachar os terrenos para o município: “Para o ano teremos condições para avançar com este projeto essencial para fixar famílias e jovens em Estremoz.”

Na área social, foi ainda anunciada a criação de uma nova creche para responder à crescente procura e atrair mais famílias ao concelho. Este investimento integra a estratégia de combate à desertificação, com foco na fixação da população e criação de emprego.

“É a festa da boa governação. É a festa do compromisso e da verdade”

José Daniel Sádio

A encerrar o discurso, Sadio reagiu às críticas de que a autarquia se dedica “apenas às festas”, respondendo com ironia: “É a festa da boa governação. É a festa do compromisso e da verdade.” Sublinhou que os dados da economia local falam por si: “Só no último ano, em Estremoz, a faturação conjunta da hotelaria, alojamento, cafetaria e restauração variou entre os 20 e os 30 milhões de euros.”

Com um discurso marcado pela confiança e ambição, José Daniel Sadio deixou um apelo ao eleitorado: “Estremoz não pode voltar ao marasmo nem ao som das varinhas mágicas. Estremoz precisa de compromisso e de verdade.”

“Os Rostos da Proximidade”: PS apresenta equipa à Câmara e freguesias de Estremoz com apelo à confiança e à continuidade

Ao lado de Sádio, foram apresentados os cabeças de lista às Assembleias de Freguesia do concelho:

  • Pedro Ramalho, União de Freguesias de Santa Maria e Santo André
  • José Festas, Freguesia da Glória
  • Ilídio Saramago, União de Freguesias de Ameixial, Santa Vitória e São Bento
  • Nuno Madruga, União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão
  • José Dias, Freguesia de São Domingos de Ana Loura
  • Mauro Carrapiço, Freguesia de São Lourenço de Mamporcão e São Bento de Ana Loura
  • João Painho, Freguesia de Veiros

Ricardo Catarino é recandidato à Assembleia Municipal

Ricardo Catarino, recandidato à Assembleia Municipal de Estremoz, no discurso de apresentação sublinhou o objetivo de dar continuidade ao trabalho de transformação do concelho, destacando que, ao longo dos últimos quatro anos, se promoveu um concelho “mais justo, mais coeso e mais dinâmico”, com avanços significativos nas áreas da educação, saúde, ação social e nas freguesias, bem como na valorização da identidade local. Reforçou o apelo à renovação da confiança, garantindo: “Este é um projeto coeso, participado e voltado para o futuro.”

“Quem planta honestidade colhe confiança”

Margarida Morgado

A sessão contou também com a intervenção de Margarida Morgado, representante do Secretariado Socialista e da Secção de Mulheres Socialistas de Estremoz, que deu início à noite. Morgado destacou o orgulho em ver o PS à frente do concelho e apelou à continuidade do projeto: “Quem planta honestidade colhe confiança. Estes candidatos conhecem as pessoas e as ruas das freguesias. Mais do que prometer, querem cuidar como quem cuida de uma casa. Não é o poder que os move, é o fazer.”

“Sadio, Amigo, os jovens estão contigo”

Mauro Carrapiço

A juventude teve também voz própria na apresentação, com o discurso de Mauro Carrapiço, atual presidente da Juventude Socialista de Estremoz.

Carrapiço elogiou Sadio, referindo que “é uma pessoa que muito estimo”, e apelou à mobilização dos jovens: “Avancem sem medo, porque só assim levamos Estremoz para a frente.” Recordou ainda o trabalho feito para a juventude no atual mandato: instalação do Conselho Municipal da Juventude, o regresso do Festival da Juventude, a APP Vive Estremoz, o apoio à natalidade (1.000 euros) e a criação da Assembleia Jovem. Segundo afirmou, “65% das medidas do manifesto jovem foram cumpridas.”

“Hoje, o que não falta são vendedores de sonhos. Aqui, faz-se com verdade e compromisso”

Luís Dias

A nível distrital e nacional, Luís Dias, presidente da Federação Distrital do PS de Évora e deputado na Assembleia da República, marcou presença, declarando que o trabalho desenvolvido em Estremoz é “do melhor que se faz em autarquias no país”. Referiu que o primeiro mandato foi de “arrumar a casa com transparência”, e que agora “é tempo de arrancar para o sprint”. Alertou para os perigos da política feita de ilusões e destacou: “Hoje, o que não falta são vendedores de sonhos. Aqui, faz-se com verdade e compromisso.”

“Cabe-lhe liderar uma década de transformação”

José Pardal

O mandatário da campanha, José Francisco Capitão Pardal, alertou para o risco de polarização no debate político, apelando à tolerância e ao reconhecimento do trabalho feito: “Questões como habitação, água, saneamento, vias de comunicação e o pavilhão têm hoje uma liderança qualificada. Onde antes houve ausência de estratégia, hoje há planeamento.” Dirigindo-se a Sadio, afirmou: “Cabe-lhe liderar uma década de transformação.”

Sobre o Candidato

José Sádio, tem 54 anos, é licenciado em Educação Física e Desporto e foi professor do ensino secundário.  

Desde 1996 que desenvolve atividade cívica e política, sendo dirigente e dinamizador de várias associações de natureza social, política e religiosa.  

Foi vereador no município e é Presidente da Comissão Política concelhia de Estremoz do PS. 

É atualmente Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, pelo PS, e apresenta agora recandidatura para o segundo mandato.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.