Arronches celebra as tradicionais Festas de São João com cultura, música, desporto e tradição popular.
As tradicionais Festas de São João estão de regresso a Arronches e, ao longo do mês de junho, prometem animar a vila com um programa diversificado, que alia a cultura local, o desporto, a gastronomia e a participação ativa da comunidade.
As celebrações prosseguem já no dia 12 de junho, com a inauguração da Exposição de Artesanato de Belmiro Gonçalves no Centro Interativo da Ruralidade, dando o mote para um mês onde o talento e a identidade local estão em destaque.
No dia 13, sexta-feira, será inaugurada a exposição “O Fio da Memória – Festa da Misericórdia”, uma viagem visual ao património e à religiosidade da região.
O fim de semana de 14 e 15 de junho será marcado pelo desporto, com a realização do Torneio Francisco Palmeiro, no Estádio Municipal que homenageia o histórico futebolista arronchense. Um exemplo claro da forma como o desporto se integra no espírito festivo das celebrações.
A Feira do Livro acontece na quarta-feira, dia 18, com início às 20 horas com uma sardinhada popular acompanhada por vinho da região. Uma hora depois, às 21:00, decorre a Marcha Popular do Agrupamento de Escolas, Academia Sénior, Centro de Bem-Estar Social e Escola de Música de Arronches que trazem cor, alegria e tradição às ruas.
No dia 19 de junho, a cultura volta a estar em destaque com o workshop “Faz o Teu Busto”, promovido pela Associação Portuguesa de Artes e Cultura.
O sábado, 21 de junho, será um dia repleto de atividades. Durante a tarde, destaque para a recriação do Cortejo da Santa Casa da Misericórdia, na Praça da República, seguida da apresentação do livro “Poética Tecnológica” de Gonçalo Mouta, às 17:30.
21 horas, é tempo de assistir à apresentação do “São João sobre Rodas”, uma proposta criativa que alia tradição e inovação.
No domingo, 22 de junho, o dia será preenchido com um workshop e torneio de fisgas, um show freestyle em moto pelo Grupo Motar de Arronches e, para terminar, mais uma sardinhada popular.
Na véspera do feriado municipal, dia 23, volta a repetir-se a fórmula de sucesso com sardinhada e vinho da região às 20 horas, culminando com o aguardado fogo de artifício.
O dia grande das festas é 24 de junho, terça-feira e feriado municipal, com um programa solene e festivo: concentração do Grupo Motar “As Fumaças” às nove da manhã, içar da bandeira nos Passos do Concelho e o tradicional desfile da Banda Euterpe de Portalegre pelas ruas da vila. À noite, mais uma sardinhada e espetáculos de sevilhanas pelo Grupo Flamencura, seguidos de animação musical e baile com Nuno José.
O espírito popular continua no dia 28, com a celebração de São Pedro, com sardinhada popular e o 42.º Encontro Etnográfico, uma recriação à mostra do Rancho Folclórico de Arronches, promovendo o folclore e a etnografia local.
As festas encerram a 29 de junho, domingo, com a audição final dos alunos da Escola de Música de Arronches, às 19 horas, no Jardim do Fosso – um momento de partilha e encerramento que homenageia o talento musical local.
Com um programa que une gerações e celebra a identidade de Arronches, as Festas de São João são, mais uma vez, um ponto alto do calendário cultural e comunitário da vila.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.