Pelo segundo ano consecutivo as festividades em honra do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, não se realizam, devido à pandemia.
Recorde-se que a decisão havia sido anunciada a 20 de julho, pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade e Câmara Municipal de Elvas.
Assim, a Procissão em Honra do Senhor Jesus da Piedade, que por tradição, junta milhares de fiéis, e se realiza a 20 de setembro, assim como o evento do São Mateus não se concretizam.


As missas no Santuário da Piedade, na semana do São Mateus, vão decorrer nos moldes do ano passado, ou seja, ao longo dos dias que deveriam ser de festa na cidade, irão decorrer as habituais missas, homilias e celebrações religiosas, mas sempre no espaço exterior do Santuário. Dia 21, 22 e 23 (com o arcebispo) de setembro há missas, às 11 horas, no exterior do Santuário.
De acordo com Carlos Damião, Juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, esta segunda feira, dia 20 de setembro, realiza-se uma cerimónia religiosa, às 18:30, no adro do Santuário, com a presença do arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.


De seguida, o Pendão do Senhor Jesus da Piedade dá uma volta em redor do Santuário.
A celebração religiosa pretende lembrar a receção dos Pendões à Piedade.
De acordo com a Confraria do Senhor Jesus da Piedade, no dia 20 de setembro de 2021,realizar-se uma missa campal junto à entrada do Santuário, à semelhança da realizada no ano passada, com capacidade para acolher entre 100 a 150 devotos, com lugares sentados, entre o adro do Santuário a a Fonte da Fé.


Logo depois da cerimónia religiosa, a Banda 14 de Janeiro dá um concerto no adro do Santuário, onde interpretará o Hino do Senhor Jesus da Piedade.


Pelas 20 horas, o grupo das Roncas de Elvas, fará uma atuação no coreto do Parque da Piedade, em Elvas.


Neste concerto, as modas alentejanas e saias vão voltar a ouvir-se no parque da Piedade. O grupo pretende recuperar a tradição da Feira de São Mateus. Depois das 20 horas, após a missa, sobem ao palco transportando na voz todo o Alentejo deste Mundo.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.