A cidade de Elvas recebe as comemorações do Dia do Exército, nos dias 21, 22 e 23 de outubro.
O programa celebrativo foi apresentado em conferência de imprensa esta quinta-feira, dia 6 de outubro, nos Paços do Concelho pelo chefe de gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, major-general Fonseca e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha e pelo Tenente Coronel Vicente Pereira, porta-voz do Exército.


Mocinha: “Apelo à participação de todos nestas celebrações”
Para Nuno Mocinha, o facto de Elvas ser escolhida para a celebração deste dia revela “de forma simbólica o reconhecimento que Elvas tem tido ao longo dos tempos. Sempre tivemos uma ligação ao exército”.
O autarca apelou ainda à participação de todos nestas comemorações, nas várias vertentes que as mesmas vão ter disponíveis.


Major-general Fonseca e Sousa: “Homenagem à região e, em particular, à autarquia de Elvas”.
De acordo com o chefe de gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, major-general Fonseca e Sousa, a escolha de Elvas para acolher estas comemorações é justificável de várias formas.
“O exército é uma instituição atenta à realidade do país e olhamos para o Alentejo (alto e central) e tomámos conhecimento da visão que há para esta região de desenvolvimento regional e como temos aqui uma Unidade focámo-nos nesta região. Por outro lado temos uma ligação ao Instituto Politécnico de Portalegre e há acordos com a Academia Militar.
Elvas é uma região com uma história militar riquíssima, muitas vezes considerada a “Chave do Reino”. A nível local temos aqui um Museu Militar. Ao realizarmos em Elvas o Dia do Exército é uma homenagem à região e, em particular, à autarquia de Elvas”.


O conjunto de iniciativas são realizadas a pensar no envolvimento da população e decorrem de forma descentralizada em vários pontos da cidade de Elvas.
Programa:
No dia 21 (sexta-feira)
Abertura da exposição das atividades militares complementares (materiais e meios), no Parque de Merendas do Viaduto.
Exibições pontuais na Praça da República da classe especial de ginástica do Colégio Militar e classe especial de ginástica dos Pupilos e demonstrações com cães militares.
À noite decorrerá um concerto com a Orquestra Ligeira do Exército, na Praça da República, a partir das 21 horas.
No dia 22 (sábado)
Às 11 da manhã momento solene de homenagem aos ex-combatentes com a parceria do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes.
Demonstração Equestre no Coliseu de Elvas.
No dia 23 (Domingo)
O dia principia com uma missa na Sé de Elvas, com a participação do Coro de Elvas e com transmissão em direto na RTP.
Cerca de Mil militares em Parada
Cerimónia Militar, na Parada de São Francisco com o desfile de cerca de mil militares. Neste momento marcam presença diversas individualidades, entre as quais o Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes.
À noite, pelas 22 horas, tem lugar o encerramento da exposição de materiais e meios, junto ao jardim do viaduto de Elvas.











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.