ActualRegional
24 Julho, 2019

Elvas: Animal resgatado em estado miserável

Movimento resgatou 80 animais das ruas e promoveu 49 adoções.

O Movimento Animal – MAAE Movimento Animal Associação de Elvas resgatou das ruas da cidade um cão em muito mau estado de saúde física.

Visivelmente desnutrido, o animal vagueava pelas ruas da cidade, em miserável condição física, doente e muito afetado por parasitas.

Porém, a rápida intervenção deste Movimento permitiu que o animal tivesse acesso a assistência médica, numa clínica veterinária de urgência.

O Movimento partilhou as chocantes imagens deste ser vivo e escreveu uma emocionante missiva, em discurso direto, ou seja, como se fosse o animal a falar diretamente para todos os cidadãos. A publicação provocou centenas de reações.

“Ei psiuuuu tu aí …Esta publicação é para ti. Podes-me ler …
Repara bem:
Sou um cão de caça ou era, com chip não registado nas bases de dados, não sei o que me aconteceu se fui roubado, se me rejeitaram. Sei lá … Só sei que estou nesta miséria, tive quem me quisesse um dia, mas sinto-me miserável, doente e sem forças, passei muita fome, sede, frio, calor, desconforto e sofri de muitos maus tratos e negligência, nunca tive um carinho, uma festa, nunca tive quem se preocupasse comigo nestes últimos tempos em que estava acorrentado por uns “((senhores))” que não sou só eu mas existem muitos como eu naquele acampamento. Mas porque nos roubam e querem? se nos tratam mal?
Como estava neste estado, sorte a minha ou azar o meu, soltaram-me e comecei a vaguear à procura de ajuda.
Faziam várias publicações quando me viam, mas o normal, e o que esta sociedade está habituada, fotografam e viravam as costas, ninguém se dignou a ajudar-me enquanto me viam, pensam que uma foto resolve o problema, mas pronto se estou aqui é porque já houve alguém que ficou preocupado com o meu estado.
Aos que andam aflitos em tentar saber onde estou mas que não me ajudaram, estou com o Movimento Animal, já me recolheram logo de manhãzinha e levaram-me para uma clínica veterinária de urgência, visto o meu estado ser tão preocupante e de não ter forças.
Estou internado, estava cheio de carraças, desnutrido, pele e osso porque uns “((senhores))” que me roubaram ou sei lá o quê deixaram me assim. Estou anémico, estou medicado, estou a soro, já me fizeram inúmeras análises e testes, pelos vistos leishmaniose não tenho mas vou ter de fazer uma transfusão de sangue.

Sinto me mal muito mal, estou uma miséria, mas vou lutar na esperança de um dia ter felicidade e ser tratado com dignidade e respeito”.

Por último, O Movimento refere que esta publicação “foi feita neste padrão para não ferir suscetibilidades, se havia mais a dizer? Havia muito e muito mais a dizer, principalmente aos intervenientes que de uma maneira ou outra só fizeram m….”

Movimento Animal de Elvas

O Movimento Animal de Elvas e a Autarquia local estabeleceram um protocolo, no sentido de dar resposta à problemática do abandono de animais.

O objetivo é que, através deste acordo, os animais recolhidos possam ser entregues para adoção.

Movimento promoveu 49 Adoções em 2019

MIMI ADOPTADA

Nesse sentido, o Movimento já procedeu a 49 adoções neste ano de 2019 de animais resgatadas das ruas.

Neste processo, o Movimento assegura que “todas as adoções são muito responsáveis”.

80 animais resgatados em 2019

Entre a Associação e o Canil Municipal de Elvas, em 2019, cerca de 80 animais já resgatados das ruas.

Alguns dos animais chegam ao Movimento através das autoridades, nomeadamente PSP e GNR, e outros, como o caso do animal desta notícia são resgatados diretamente pelos elementos desta Associação.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.