A vila de Campo Maior acolheu na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro, a sessão de encerramento do maior projeto de literacia digital implementado no Alentejo, designado de “Programa o Teu Futuro”, promovido pela Fundação da Juventude e com o apoio da empresa Delta Cafés.
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, João Manuel Nabeiro, presidiram à cerimónia de encerramento acompanhados pelo Presidente da edilidade, Luís Rosinha.
“Programa o teu Futuro” é um projeto inovador para a capacitação digital e foi implementado pela Fundação da Juventude, tendo colocado cerca de 5000 alunos e 300 professores de todo o Alentejo a falar em código e programação.
À chegada ao Centro Cultural de Campo Maior, as entidades foram recebidas por um grupo de alunos que demostraram as suas capacidades e aprendizagens, no âmbito desta formação.
Luís Rosinha, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, lembrou a assistência que é cada vez mais urgente a aposta na formação e capacitação digital, uma vez que o país e a Europa estão estatisticamente aquém das necessidades do mercado de trabalho num futuro próximo.
Consciente desta situação, Rosinha alertou para a importância de programas e projetos como o que foi encerrado hoje em Campo Maior, definindo-o como “inovador” e “referência”.
De Sines a Elvas, o Programa o teu futuro esteve nas salas de aula de alunos e professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, secundário e profissional para dotar jovens dos 6 aos 18 anos com competências em programação.
Em aula – e aplicado em diferentes disciplinas -, os participantes puderam aprender, de forma lúdica e dinâmica, conceitos de codificação e ciência da computação.
Francisco Maria Balsemão, Presidente do Conselho de Administração da Federação da Juventude, manifestou com os presentes a sua satisfação pelos resultados obtidos e referiu que no futuro o objetivo passará por “alcançar mais jovens e professores em todo o território nacional”.
Desta forma, o projeto promete continuar.
Os cerca 300 professores participantes estão agora formados para manter as atividades nas suas turmas, recorrendo às cerca de 500 placas de Micro:bit que a Fundação da Juventude colocou em 31 agrupamentos escolares.
Com recurso a um jogo de codificação especialmente criado para este efeito pela Fundação da Juventude com a Science4You (para os mais jovens) e ao Micro:bit (uma placa de microcontrolador), as turmas receberam formadores da Fundação da Juventude, para sessões de mentoria e introdução à ciência da computação.
Este grande número de participantes foi tornado possível através do apoio da Delta Cafés, investidor social do Programa o teu futuro desde a primeira hora.
João Manuel Nabeiro, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, referiu que este foi “um momento importante e significativo para o desenvolvimento do Alentejo, melhorando as competências de alunos e professores”.
O Programa o teu Futuro contou com o selo “uma ação INCoDe.2030” e foi cofinanciado pelo POISE Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu. A Delta foi a investidora social do projeto.
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa assegurou que a aposta na formação dos jovens será sempre “uma prioridade” para o governo, dando a entender que os apoios irão continuar, no âmbito desta parceria público-privada “virtuosa”, como a definiu a governante.
Ana Abrunhosa fez também questão de referir que o “Programa o Teu Futuro” revelou-se uma “oportunidade única que foi disponibilizada à comunidade escolar, permitindo aos participantes adquirirem competências muito valiosas”.
Nesta sessão foi também possível ouvir, pela voz de alunos e professores, como foi participar no “Programa o Teu Futuro”, num painel em que o Secretário de Estado da Educação, António Leite participou.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.