ActualRegional
14 Agosto, 2025

Distrito de Portalegre em perigo de incêndio até dia 18 de agosto

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias tempo quente e seco, com aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como o aumento da dificuldade das ações de supressão.

O distrito encontra-se em perigo de incêndio até dia 18 de agosto.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Elvas recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, é proibido fazer queimada extensiva, fazer queima de amontoados, utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, usar motor roçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

Ainda no âmbito da declaração da situação de alerta, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil, é proibido aceder ao interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem. A realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas e igualmente proibida a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais.

A realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motor roçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal, proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.