Ao longo do verão 2023, os alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro foram desafiados a colorir com os seus desenhos um mural daquele local, tendo como inspiração o património monumental, histórico, cultural e humano daquela vila.


Numa das paredes com cerca de 25 metros de comprimento a ideia do vitral do património foi ganhando vida com a colaboração das crianças e técnicos. Inspirada na vista desde o auditório e recordando o efeito vitral das igrejas este mural é um tributo à nossa vila e aos grandes Ãcones que tornam os campomaiorenses Maiores!


O mural destaca As Portas da vila, também conhecidas por Portas de Santa Maria, são um dos monumentos mais caraterÃsticos de Campo Maior, sendo também uma das principais entradas para a vila. O Castelo medieval e a fortificação abaluartada recentemente reconstruÃda e que comporta atualmente o CIFA disponÃvel para receber os visitantes e nos transportar numa verdadeira máquina do tempo.
Também a igreja Matriz de Campo Maior está presente, onde se destaca a capela dos ossos. Um apontamento sobre o coreto do Jardim da Avenida da Liberdade com a pandeireta sÃmbolo da alegria e energia daquele povo e a replica de Santa Beatriz da Silva.
Com um olhar contemplativo encontramos a figura singular do saudoso Comendador Rui Nabeiro rodeado por aromas e cores de café com uma alusão à estátua existente também ela junto ao Jardim.


As cores utilizadas refletem a alegria do povo, as paletas de tonalidades da nossa paisagem ao longo do ano quebrando a monotonia da paisagem aberta e de horizontes largos.
Surgem como referências naturais as espigas dos campos doirados, as papoilas e os chupa-mel acompanhados dos dente de leão.


Este mural é assim um hino ao povo de Campo Maior desenhado e animado pelas crianças que serão elas o futuro destas terras raianas.
Os participantes na iniciativa deixam um sentido agradecimento à “administração do grupo Nabeiro por acreditar nestas aventuras pedagógicas. Ao senhor Rui Nabeiro queremos dizer que continuamos a caminhar sempre prá frente sendo este mural um sÃmbolo do seu amor pela nossa terra”.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.