ActualRegional
4 Março, 2018

Costa e Rajoy no lançamento do concurso Ferroviário Évora-Elvas

O investimento será de 509 milhões de euros, com o início da obra previsto para o primeiro trimestre de 2019.

A cidade de Elvas recebe esta segunda-feira, 5 de março, a cerimónia de lançamento do concurso público para a construção da linha Évora-Elvas, integrada no corredor ferroviário Sines-Badajoz.

O Concurso Público para a construção do troço da Linha de Évora entre Évora Norte e Freixo e a assinatura do auto de Consignação da empreitada de Modernização do troço Elvas – Fronteira, da Linha do Leste, pela Infraestruturas de Portugal, contará com as presenças do Primeiro-Ministro, António Costa, do Presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, e da Comissária Europeia dos Transportes e Mobilidade, Violeta Bulc.

Estação Ferroviária de Elvas

A comitiva inicia a manhã com uma visita à linha ferroviária, sendo que posteriormente o evento segue no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, numa cerimónia agendada para as 11 da manhã, na qual será assinada a consignação da modernização do pequeno troço entre Elvas e a fronteira do Caia.

Pedro Marques: “Portugal não está isolado”

Para o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, a representação ao mais alto nível do governo espanhol em Elvas é a prova de que Portugal não está isolado e que os investimentos ferroviários estão a ser realizados em sintonia dos dois lados da fronteira.

O ministro admitiu que os projetos do plano Ferrovia 2020 estão atrasados, sustentando que tal se deveu “ao desinvestimento, e mesmo à displicência, com que este tema foi tratado anteriormente”. E concluiu: “Havia alguns powerpoint, mas os estudos necessários ao avanço dos projetos não estavam feitos.”

Pedro Marques: “Encurtar em várias horas o transporte de mercadorias”

Recorde-se que a 31 de março de 2017, aquando do lançamento do concurso da empreitada de modernização da Linha do Leste, no que respeita ao troço entre Elvas e a fronteira do Caia, no Corredor Internacional Sul, Pedro Marques considerou que a nova linha Évora-Elvas “permitirá encurtar em várias horas o transporte de mercadorias entre o Porto de Sines e Espanha permitindo-nos ter uma ligação muito mais rápida de Lisboa e do Porto de Setúbal a Espanha”.

“Maior obra ferroviária dos últimos 100 anos em Portugal”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, considera que a ligação de comboio entre Évora e Elvas, é a “maior obra ferroviária dos últimos 100 anos em Portugal”.

Para o governante, esta é igualmente a “maior obra do Ferrovia 2020”, com uma extensão de “quase 100 quilómetros” que vão passar a ligar de comboio Évora e Elvas, pondo fim a um dos ‘missing links’ da rede europeia”.

O Investimento e a Obra

O investimento é de 509 milhões de euros na construção do troço entre Elvas e Évora e o início da obra está previsto para o primeiro trimestre de 2019.

O Governo espera que a obra esteja concluída no primeiro trimestre de 2022.

Ferrovia 2020

O Plano Ferrovia 2020, que promove as ligações com Espanha e a modernização dos principais eixos ferroviários, engloba, no total, um investimento superior a dois mil milhões de euros, dando especial destaque ao transporte de mercadorias e ao transporte público de passageiros.

Apesar de não avançar números, o Governo revela ainda que, em março, irá iniciar-se a obra da linha da Beira Baixa, que permitirá a utilização do troço entre Covilhã e a Guarda, que estava encerrado há uma década.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.