ActualRegional
16 Dezembro, 2024

Cerca de 1800 crianças cantam ao menino e tocam ronca no Coliseu de Elvas. Objetivo: entrar para o Recorde do Guiness

Esta terça-feira, dia 17 de dezembro, no Coliseu José Rondão Almeida de Elvas, e decorrerá no período da manhã, entre as 10 e as 12 horas.

Elvas tinha a tradição ancestral de “se cantar ao Menino” na época natalícia, acompanhada pela ronca (instrumento musical) e, por isso, surgiu este projeto criado com o objetivo de manter viva uma tradição, que quase caiu em esquecimento, principalmente junto dos mais novos. 

Para mitigar esta falha, surgiu uma ideia inovadora por parte do Presidente da Associação, Carlos Beirão, que passa por construir uma ronca com as crianças do pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo de todas as escolas do concelho de Elvas. 

Ao longo de semanas, membros do Grupo Roncas D’Elvas, da ARKUS – Associação Juvenil, estiveram de novo nas escolas para divulgar e ajudar a construir as roncas, transmitindo, ao mesmo tempo, a importância de manter viva esta linda tradição. 

O grande evento que promete reunir cerca de 1800 crianças, encarregados de educação e profissionais da área educativa, terá lugar esta terça-feira, dia 17 de dezembro, no Coliseu José Rondão Almeida de Elvas, e decorrerá no período da manhã, entre as 10 e as 12 horas. O momento marcante ocorrerá quando todas as crianças cantarem juntamente com o grupo das Roncas D’ Elvas músicas natalícias acompanhadas por este instrumento musical tão característico desta zona.  

Objetivo: Entrar para o Recorde do Guiness 

De acordo com a ARKUS, “este ano é um grande objetivo da Associação entrar para o Recorde do Guiness com este maravilhoso projeto. Estamos a tratar de todos os procedimentos necessários e mantemos constante contacto com a equipa do Reino Unido, para que tudo corra nos devidos termos e para que a nossa tentativa seja alcançada”. 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.